Controlador da Prefeitura esclarece sobre implantação do Portal da Transparência em Barra Velha

LEIA NA INTEGRA NOTA DE ESCLARECIMENTO

Através de materia vinculada no site www.barravelhense.com.br, observamos que consta que o município de Barra Velha não efetua as publicações no Portal da Transparência endereço:

http://sc.portaldatransparencia.com.br/prefeitura/barravelha/pt/.

Assim como também no endereço: http://www.sc.diariooficialeletronico.org/. Estes sites não possuem contrato e/ou convênios para publicarem os relatórios da Prefeitura de Barra Velha, assim como não tem publicações atuais de nenhuma prefeitura de Santa Catarina.

Sobre a transparência publica a Lei complementar 101/2000 tambem conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal estipulou os prazos para a publicação destes relatórios dando transparência publica:

Art. 73-B.  Ficam estabelecidos os seguintes prazos para o cumprimento das determinações dispostas nos incisos II e III do parágrafo único do art. 48 e do art. 48-A: (Incluído pela Lei Complementar nº 131, de 2009).

I– 1 (um) ano para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios com mais de 100.000 (cem mil) habitantes; (Incluído pela Lei Complementar nº 131, de 2009).

II– 2 (dois) anos para os Municípios que tenham entre 50.000 (cinquenta mil) e 100.000 (cem mil) habitantes; (Incluído pela Lei Complementar nº 131, de 2009).

III– 4 (quatro) anos para os Municípios que tenham até 50.000 (cinquenta mil) habitantes.  (Incluído pela Lei Complementar nº 131, de 2009).

Parágrafo único.  Os prazos estabelecidos neste artigo serão contados a partir da data de publicação da lei complementar que introduziu os dispositivos referidos no caput deste artigo. (Incluído pela Lei Complementar nº 131, de 2009).

Desta forma o Município de Barra Velha tem ate maio de 2013 para cumprir  o disposto na Lei Complementar 101/2000 alterado pela Lei Complementar 131/2009 e publicar por meios eletrônicos o disposto nos artigos 48 e 49 da LRF.

Entretanto, é de interessa da administração que estas informações estejam a disposição da comunidade o mais breve possível, para isto estamos providenciando junto a FECAM o ingresso no consorcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA) que foi concebido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) com a finalidade de desenvolver ferramentas de governança eletrônica, por meio do emprego de tecnologias da informação e comunicação (TIC).

Especificamente, o CIGA tem por objetivo o desenvolvimento, implantação, capacitação, manutenção e suporte de sistemas de tecnologia da informação e comunicação que permitam o diálogo entre Governo e Cidadão, o aprimoramento da gestão pública e a inclusão digital, resultando em atendimento eficaz dos anseios da sociedade, através do Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina (DOM/SC).

Além disto, nos próximos meses será feita licitação para contratação  do sistema de contabilidade, somente a partir de termos a empresa vencedora é que poderemos providenciar um link no site da prefeitura onde serão publicados todos os demais relatórios conforme legislação.

Sendo o que me apresentava para o momento, aproveito o ensejo para me colocar a sua disposição para eventuais esclarecimentos que se fizerem necessário.

Atenciosamente

IVO IRINEU BERNARDO
Controlador Geral
91095513

Postagens mais visitadas deste blog

Calçadão da Praia do Tabuleiro em Barra Velha começa ganhar paver e guia-tátil

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

LG - Carneiro Informática: soluções para informática em Barra Velha