"Indústria" da chuva instala-se em Barra Velha

Tem uma indústria funcionando a todo vapor em Barra Velha...

Moradores dos bairros, como o São Cristóvão, tem que conviver com a falta de saneamento básico, ruas arrebentadas e rede fluvial do tempo do "EPA".
O bairro São Cristóvão merece ser tratado com mais respeito e sensibilidade.

Pergunta que não quer calar?
- Será que vem mais recursos do Governo Estadual e Federal para investir na "Indústria das chuvas em Barra Velha"

Dá uma olhadinha abaixo, no informativo da Assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Barra Velha, que você vai entender do que estamos falando...

Prefeitura de Barra Velha
Estado de Santa Catarina
Assessoria de Imprensa

Informação pública nº 046/2011
Data: 14 de fevereiro de 2011

Bairros alagados
Casas invadidas pela água e situação de emergência em Barra Velha

A Prefeitura de Barra Velha está em estado de emergência após as fortes chuvas que iniciaram de madrugada e seguiram por toda a manhã de segunda-feira, dia 14 de fevereiro. Segundo o prefeito Samir Mattar (PMDB), todos os bairros foram atingidos, mas houve mais estragos no São Cristóvão, Vila Nova e Rua Paraná.

De acordo com avaliação inicial da Defesa Civil local, que acompanhou os serviços emergenciais na cidade, pelo menos 30 casas foram invadidas pela água e outras 200 ficaram ilhadas em pontos como as ruas João Anselmo Brenneisen e Paraná, no centro, e ruas das Oliveiras e Herculina Afélis, ambas no São Cristóvão. Na rua das Oliveiras, uma máquina está abrindo um canal para escoamento das águas.

Também no bairro São Cristóvão, a Prefeitura está reabrindo de forma emergencial o canal do Rio Cancela, na altura das ruas Waldemar Francisco e Francisco Sérgio Jacinto, onde os tubos estavam assoreados e havia perigo de transbordamento, ameaçando invadir casas na área central do bairro. Com a abertura do canal, a expectativa é que a água escoe em direção do mar, atravessando a galeria existente sob a BR-101.

O chefe da Defesa Civil local, Eurides dos Santos, juntamente com o engenheiro Marcelo Metelski, comentam que inicialmente, a comunidade do São Cristóvão se assustou com a abertura dos canais de escoamento do rio Cancela atravessando a rua Valdemar Francisco, mas todo o trabalho foi supervisionado pela Defesa Civil. O coordenador regional Edival Pereira acompanhou os trabalhos, autorizando os serviços.

Ele inclusive retornou a Joinville com uma notificação preliminar solicitando à Defesa Civil estadual mais horas de máquina para dar seqüência ao trabalho de abertura de valas no município e solicitando ainda galerias maiores em concreto, que serão instaladas nas tubulações abertas na área central do São Cristóvão. Já a comunidade do Itinga 2 também ficou isolada pela manhã.

Toda a estrutura de maquinário da secretaria de Obras está à disposição e os bombeiros estão a postos para retirar quem eventualmente estiver ilhado. O plantão da Defesa Civil atende pelos fones 9171-0982 e 9246-8429. Ainda não há uma avaliação de valores dos prejuízos com os alagamentos.

Fonte:
Defesa Civil Municipal
Fones: (47) 9171-0982 ou 9246-8429

Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto - Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7716 / 9109-4526 / 9921-4527

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região