Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Em comemoração ao seu aniversário de 25 anos, a Havan inaugura a maior estátua construída no Brasil, neste sábado, dia 18 de junho, às 11h, em Barra Velha (SC). A réplica da Estátua da Liberdade, símbolo da rede de lojas, conta com 57 metros de altura, elevador panorâmico e mirante com vista para o mar. O monumento completa mais uma fase do projeto da Parada Havan, que foi aberta em dezembro de 2010, às margens da BR-101.


As obras da estátua duraram oito meses e contaram com várias etapas. O pedestal, fiel à verdadeira Estátua da Liberdade, de Nova York, foi pintado pelo artista Vanderlei Ferreira de Miranda, que reproduziu as pedras do original. Com altura equivalente a um prédio de sete andares, o pedestal tem infraestrutura completa para abrigar várias operações comerciais e acesso ao mirante, por escada ou elevador panorâmico.

A estátua foi afixada na laje superior do pedestal e possui uma estrutura metálica central. Após a soldagem das partes, foi feita a concretagem da laje de “pele” da estátua. Algumas partes, pela sua dimensão, puderam ser erguidas já concretadas, por guindaste, como a cabeça e o braço da tocha. Com iluminação interna, a tocha por si só é uma verdadeira obra de arte.

A estátua tem seu peso total estimado em 200 toneladas. Cerca de cinco escultores e três artistas plásticos estiveram envolvidos no projeto, com o auxílio de 30 profissionais, entre pedreiros, carpinteiros, soldadores e armadores.

Visão panorâmica

Pelo mirante da maior estátua do Brasil é possível avistar a localidade de Morro Grande, em Araquari, as ilhas e a baía de São Francisco do Sul (Norte); a laje de pedra no mar de Barra Velha, o Oceano Atlântico e a Ilha do Remédio (Leste); as cidades de Penha e Balneário de Piçarras, Big Tower do Parque Beto Carrero World, Ilha do Itacolomi e farol da praia de Armação (Sul); Morro dos Monos, em São João do Itaperiú, Morro das Canoas e Morro de Medeiros, em Barra Velha (Oeste).

Símbolo
Idealizada pelo diretor-presidente da Havan, Luciano Hang, a réplica da Estátua da Liberdade, agregada ao Complexo Turístico Parada Havan, passa a representar um referencial turístico para a região de Barra Velha, Santa Catarina e para o Brasil, com acesso gratuito.

A Havan adotou a Estátua da Liberdade como um de seus símbolos a partir de 1996, com a implantação do monumento em Brusque. Uma estratégia de marketing associada a outro símbolo americano incorporado pela empresa em sua fachada – a Casa Branca. A intenção foi criar um marco na lembrança dos clientes, vinculado à filosofia da loja de departamentos, que é a liberdade de compras, na escolha de preço e produtos.

Além de Brusque e Barra Velha, as filiais Havan de Joinville, Florianópolis (Via Expressa) e Curitiba (Parolin) também contam com a réplica da Estátua da Liberdade. A filial de Itajaí, atualmente em construção, também receberá o símbolo.

Parada Havan

A Parada Havan é um modelo inédito de varejo no Brasil, que além de uma mega loja de departamentos, oferece de praça de alimentação, lazer e serviços. Até agora, foram gerados 600 empregos diretos.

“Uma grande parada para visitantes de todo o Brasil, com banheiros, opções de refeição, compras e lazer, e todo conforto e tranquilidade para quem está na estrada”, ressalta Hang. “O local está se tornando um ícone nacional e é com certeza uma das mais completas paradas de viajantes do mundo”, acrescenta.

A Parada Havan completa seis meses de funcionamento no sábado, dia 18 de junho, quando inaugura a estátua. “A receptividade dos clientes tem nos surpreendido. Hoje milhares de pessoas passam por lá para fazer suas compras e refeições durante suas viagens”, comenta Hang.

As próximas etapas serão a construção de um posto de gasolina (bandeira Esso e modelo on the run, que representa um diferencial em conveniência), a área de Fast Food (onde já está confirmada a presença da americana Subway e outra rede de fast food) e um restaurante externo (com arquitetura no modelo “casa invertida” - de cabeça para baixo).

Quando a Parada Havan estiver totalmente pronta, serão 100 mil metros quadrados construídos, com geração de mais de 1.000 empregos, contribuindo com o aumento de até 30% na arrecadação tributária do município.

Estátua da Liberdade Parada Havan em números

Altura: 57 metros.
Peso total: 200 toneladas (sem o pedestal).
Base: 182,25 metros quadrados.
Lage superior: 64 metros quadrados.
Aço utilizado: mais de 19 toneladas.
Concreto utilizado: em torno de 60 metros cúbicos para a estátua e 57 para a base.
Tinta acrílica usada na pintura: 3.240 litros.
Tempo que levou para construir: oito meses.
Profissionais envolvidos: cerca de 50 pessoas.
Capacidade do elevador panorâmico: 16 pessoas.
Vista do mirante: 360º. 


fonte: Jamile Plautz
Jornalista (SC 3549 JP)
New Age Comunicação

Postagens mais visitadas deste blog

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região