Turismo de Eventos: O caminho que o governo municipal de Barra Velha insiste em não seguir

Enquanto o governo não foca suas ações para conclusão do Centro de eventos, o município perde oportunidade de desenvolver um segmento do turismo que poderia gerar centenas de empregos, movimentar o comércio e a hotelaria durante o ano todo, e ainda alavancar a arrecadação do município.

Estamos falando do turismo de eventos...

O Turismo de eventos, é entendido como o deslocamento de pessoas com interesse em participar de eventos focados no enriquecimento técnico, cientifico ou profissional, cultural incluindo ainda o consumo e entretenimento. Tendo como principais sub-categoria o Turismo de congresso e o Turismo de convenção.

Festa Nacional do Pirão, é o único evento que atrai público para Barra Velha fora da temporada de verão. A cidade tem potencial logístico para realizar todo mês um grande evento e reduzir drasticamente a sazonalidade enfrentada por hoteleiros e comerciantes do municipio.

O município de Barra Velha, além de está estrategicamente localizado próximo as grandes cidades do estado, dispões de um diferencial natural que por si só é um grande apelo se fosse potencializado a favor do turismo: praias, lagoa, caminho do piabiru, rio itapocú etc...

O público do turismo de eventos caracteriza-se pela sua efetiva presença como ouvinte, “participante” ou palestrante em congressos, convenções, assembléias, simpósios, seminários, reuniões, ciclos, sínodos, concílios, feiras, festivais, encontros culturais entre outras tipologias de evento.

Para o planejamento do Turismo o mercado de eventos constitui-se como uma atividade que agrega valor ao produto turístico permitindo minimizar os efeitos da sazonalidade em destinos que antes viviam exclusivamente de temporadas turísticas.

Lamentavelmente, sai prefeito e entra prefeito, e o município não tem um plano estratégico definido para as ações do turismo no município.

O que Barra Velha teria que fazer para desenvolver o turismo de eventos?

- Construir o centro de eventos;

- Estruturar um departamento com profissionais da área, para fazer a gestão do complexo e atrair os eventos;

- Construir um calendário anual de eventos com pelo menos um grande evento por mês realizado pelo município;

- Divulgar esse calendário com a programação dos eventos com antecedência, para que os hoteleiros e agentes de viagens possam apresentar aos seus clientes também com antecedência, para fechar os seus pacotes de viagem.

Essas são algumas das ações, que colocadas em prática, poderiam alavancar o desenvolvimento do turismo de eventos no município.

Paralelo a isso, o setor turístico do município, através da Secretaria de Turismo, da Fundação municipal de Turismo e do Conselho Municipal do Turismo(DEVERIA SER REATIVADO), deveriam mobilizar toda comunidade, para juntos desenvolverem todo planejamento Turístico do município. Construindo um Plano de Desenvolvimento Turístico Sustentável, que seja respeitado e colocado em prática, independente de quem seja o prefeito da cidade.

O turismo não pode ficar refém dos outros setores da Administração pública. Ele pode e deve caminha com suas próprias "pernas". Desde que a comunidade participe efetivamente cobrando as ações propostas pelo Plano de desenvolvimento.

E se algum prefeito quiser contribuir para o desenvolvimento do turismo, o primeiro passo é fazer com que o orçamento do turismo seja respeitado e que o setor tenha profissionais capacitados, com autonomia para gerir o setor.

Essas são algumas humildes sugestões de um barravelhense que concluiu o curso do Ministério do Turismo sobre "Regionalização do Turismo". E acredita que o TURISMO DE EVENTOS, é uma grande alternativa para que o Turismo em Barra Velha possa dar a volta por cima, e se tornar um dos grandes geradores de emprego e renda para o município.

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região