Instituto Rã-bugio cria reserva com ajuda de doares


Criada reserva para proteger o rio Itajai e a biodiversidade em Santa Catarina

Saiu no Diário Oficial da União do dia 14/09/2012 a Portaria do Ministério do Meio Ambiente com a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Odir Zanelatto, em Itaiópolis (SC), com 212 hectares, adjacentes às RPPNs já criadas, que protegem as nascentes do rio Itajaí. 

Mapa
http://sistemas.icmbio.gov.br/simrppn/publico/consulta_publica/845/

 A RPPN Odir Zanelatto pertence ao Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade e foi adquirida com recursos de doadores brasileiros (pessoas físicas) e de projeto submetido a um edital internacional da IUCN da Holanda. O nome é uma homenagem ao empresário Odir Zanelatto, falecido em 1978, aos 44 anos, que era o sócio majoritário e administrador da Indústria Madeireira Lucena Ltda, proprietária de toda a área onde ficam as RPPNs. O Sr. Odir Zanelatto juntamente com seus familiares (herdeiros) foram responsáveis por esta extensa mata preservada riquíssima em biodiversidade ter sido preservada até hoje.

As RPPNs protegem as nascentes e dezenas de quilômetros de matas ciliares do rio Itajaí, beneficiando a população de Blumenau. Abrigam também uma riquíssima biodiversidade de animais, com muitas aves e mamíferos grandes muito raros e ameaçados de extinção. Está repleta também de gigantescas arvores centenárias ameaçadas de extinção, espécies como canela-sassafrás, araucária e canela-preta.
 
Para as despesas com a documentação, mapas georreferenciados e memoriais descritivos para o processo de criação das RPPNs teve apoio financeiro do Programa Desmatamento Evitado da ONG SPVS de Curitiba, que conta com os recursos doados pelo Banco HSBC, da campanha Seguro Verde Auto. A área já foi adota por 5 anos através do pagamento pelos serviços ambientais do carbono estocado na mata preservada - Programa da SPVS. Os recursos são utilizados na proteção da área contra a ação de caçadores e traficante de animais.
 

Fotos e informações da RPPN
http://ra-bugio.blogspot.com.br/2011/12/estao-sendo-criadas-mais-rppns-para.html
  
http://www.ra-bugio.org.br/areasprotegidas.php?id=13
 
Germano Woehl Junior

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região