Fábio Brugnago e Marcelo Koche participam de reunião em Brasília para discutir a importação de banana do Equador


O vice-prefeito Fábio Roberto Brugnago e o Diretor de Gabinete do Prefeito Marcelo Augusto Koche participaram, na manhã desta quarta-feira (7), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, de reunião com o ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota, para discutir a importação de banana do Equador. A audiência foi solicitada pelo senador Eduardo Suplicy e representantes de associações de bananicultura de todo o país.
 
Estavam presentes na reunião, o presidente da Confederação Nacional dos Bananicultores (Conaban), Dirceu Colares, o secretário de Trabalho e Emprego, deputado federal José Silva, representando o estado de Minas Gerais, por Santa Catarina, os Deputados Estaduais Darci de Matos e os Deputados Federais Marco Tebaldi, Valdrir Colato e Mauro Mariani, além dos senadores Luiz Henrique da Silveira e Eduardo Suplicy, e presença maciça dos prefeitos da Região da Amvali, Secretários de Agricultura e Representantes de associações rurais e de bananicultores, que expuseram a dificuldade dos agricultores, se for liberada a importação de banana do Equador.
 
A possível abertura do mercado brasileiro para as importações do Equador, hoje protegida por barreiras sanitárias, é uma realidade que tem preocupado os envolvidos na cadeia da fruticultura. Os produtores brasileiros, defendem que a importação da banana equatoriana deve ser barrada devido o risco de transmissão de doenças, que podem prejudicar a safra nacional.
 
De acordo com relatório divulgado em julho, pelo menos seis pragas podem afetar as lavouras no Brasil, além de um fungo altamente resistente aos pesticidas aplicados no controle da sigatoka-negra. Os bananais do Equador recebem 40 pulverizações com defensivos químicos por ano, quatro vezes mais que os brasileiros. Além da preocupação com a desvalorização do produto nacional.
 
    Os senadores e deputados defenderam os fruticultores brasileiros. Segundo o Senador Eduardo Suplicy a importação de produtos da fruticultura equatoriana pode causar impactos na economia nacional, causando desemprego no campo e forçando a vinda dos agricultores familiares as grandes cidades, causando problema com o inchaco da população urbana.
 
Os municípios da região norte de Santa Catarina podem ser amplamente prejudicados, incluído Barra Velha, que tem no cultivo da banana uma da maiores produções agrícolas, desta que é a segunda maior fonte de arrecadação de tributos municipais.
 
O ministro Antônio Patriota se sensibilizou com a questão e afirmou que vai realizar uma reunião interministerial com a Agricultura e o Desenvolvimento para discutir o assunto, próxima semana.
 
Fonte: Gabinete do Vice-Prefeito - GVP
Administração 2013/2016
 
 
atenciosamente,
 
Fábio Roberto Brugnago
OAB/SC: 21.141
Tel/fax. 47 34562235  - Cel. 47  99236540
fabio.brugnago@gmail.com
site: www.bbmp.jur.adv.br
Avenida Santa Catarina, 1050, Centro, Barra Velha - SC, 88390-000,
BBMP Advocacia

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região