JOINVILLE: Conheça o projeto da Professora Nota 10


Leitura, interpretação e produção textual contribuíram para o desenvolvimento das crianças

A emoção, as lágrimas e o sorriso da professora Rosiane Ribeiro, da Escola Municipal Sadalla Amim Ghanem, no Parque Guarani, revelam como ela passou suas últimas 24 horas. Em um misto de surpresa, alegria e orgulho, ela recebeu, no fim da tarde de terça-feira (06/08), a notícia de que era uma Professora Nota 10. O título foi concedido a dez educadores do Brasil, em uma iniciativa da Fundação Victor Civita e da Editora Abril. Agora, ela disputa o prêmio principal, que será divulgado em outubro, em uma cerimônia em São Paulo.

Entre mais de 3 mil concorrentes de todo o Brasil, o projeto “Conhecendo os Felinos Brasileiros” foi o único de Língua Portuguesa a receber o reconhecimento, traduzindo sua importância para o processo de ensino e aprendizagem. “Eu pensei em um projeto que pudesse aliar leitura, interpretação e produção de textos trazendo o encantamento do mundo dos felinos para as crianças”, comenta.

O projeto foi realizado no primeiro trimestre deste ano, com crianças do 3º ano, nos períodos matutino e vespertino. As atividades foram desenvolvidas de forma a priorizar a capacidade de pesquisa, de articulação de informações e de produção de textos claros e coerentes. Toda a produção resultou em um livro, doado para a Biblioteca da escola e usado por outros estudantes da unidade.

As crianças se envolveram com o mundo dos felinos sem perceber que estavam, também, envolvendo-se com o mundo das palavras. “O que eu mais gostei foi conhecer a onça negra. Depois tive a sorte de ser sorteado para escrever sobre ela”, comenta o pequeno William Gabriel Borges, destacando o peso e as características do animal como qualquer bom biólogo faria.

Para chegar ao resultado, Rosiane mergulhou em estudos teóricos na companhia de uma colega, também professora da rede, Gabriela Maia Fischer. Fundamentou as ações e previu atividades que conseguissem motivar as crianças para a escrita, sem que esse fosse um processo doloroso. “Eles aprenderam a identificar as informações mais importantes em um texto e a como buscar essas informações. Também aprenderam a pensar e escrever o texto como algo que vai ser lido por alguém e precisa ter clareza”, explica.

Do perfil dos oito felinos brasileiros nasceu o livro que é motivo de orgulho para as crianças. O capricho do acabamento, encadernado e plastificado, aponta para a materialização de um conhecimento construído coletivamente, tal como sugerem os principais estudos contemporâneos em educação. “O desenvolvimento deles foi incrível. Mesmo os alunos com mais dificuldades conseguiram se motivar e evoluir ao longo do processo”, finaliza, orgulhosa, sem esconder também a emoção. “Trabalhei demais por isso. No ano passado fiquei entre as 50. Mas esse ano eu sabia que ia conseguir”, comemora.

Nome: Rosiane Ribeiro.
Idade: 32 anos.
Formação: Pedagoga.
Tempo de magistério: 15 anos, 10 deles na rede municipal.

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região