Joinville :Prefeito Udo Döhler recebe integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) para reunião na prefeitura


O prefeito de Joinville, Udo Döhler, recebeu na tarde desta segunda-feira (1º de julho) representantes do Movimento Passe Livre (MPL), que entregaram uma lista com três reivindicações:

1) Realização de 14 audiências públicas nos bairros para discutir a licitação do transporte coletivo;
2) Uso do IPTU progressivo para isentar a tarifa a toda a população e;
3) Realização de um plebiscito para decidir sobre a criação de uma empresa pública de transporte coletivo.

O movimento deixou a reunião, que durou duas horas, com a garantia que as audiências públicas reservarão aos movimentos sociais o mesmo tempo de fala dedicada ao poder público – em audiência realizada no ano passado, na Câmara de Vereadores, cada participante tinha apenas três minutos para se manifestar. Sobre o pedido de 14 audiências públicas, o prefeito Udo Döhler garantiu que irá avaliar este item e anunciará sua decisão em tempo hábil para a organização e mobilização do Movimento Passe Livre e da comunidade.

“O município vai dar a sua contribuição para que o maior número possível de pessoas participe das audiências. Se serão 14, não podemos confirmar agora, mas queremos que elas sejam representativas”, disse Udo Döhler. Quanto à proposta do MPL de utilização de recursos do IPTU progressivo para o transporte coletivo gratuito, o prefeito explicou que é contra a destinação desses recursos exclusivamente o transporte coletivo. “Precisamos investir em educação, saúde, segurança e assistência social”, ressaltou.

O IPTU progressivo ainda não foi criado em Joinville. Para o prefeito, a redução ou a tarifa zero deve passar por revisão tributária dos governos federal e estadual. “Tudo o que estiver ao alcance do município para melhorar o transporte coletivo vamos fazer, mas não podemos aumentar os impostos dos nossos contribuintes para arcar com esses custos”, justificou. Sobre a convocação de plebiscito para consultar a população sobre o transporte público, o prefeito disse que irá examinar o que diz a lei municipal 7.337, de dezembro de 2012, de autoria do vereador Adilson Mariano. O representante do MPL de Joinville, Hernandez Eichenberger, avaliou como positiva a reunião. “Por ser uma primeira conversa, conseguimos avançar em alguns pontos ”, disse. O prefeito Udo Döhler enfatizou que vai examinar todas as contribuições dadas pelo movimento. “E vamos nos reunir quantas vezes forem necessárias para que possamos avançar nas discussões”, ressaltou o prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Joinville

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região