Claudemir Matias: "Devemos estabelecer convênio emergencial com a CASAN"
A gestão da água em Barra Velha, vem sendo o tema do momento no Executivo e Legislativo Barravelhense. O Judiciário determinou que o prefeito decida sobre o futuro da gestão do serviço de abastecimento de água no município, que atualmente é realizado pela empresa ENOPS ENGENHARIA.
O Prefeito Claudemir Matias(PSB), por determinação da 2ª Vara de Justiça de Barra Velha, tem o poder de decisão. Mas em respeito aos princípios democráticos que norteiam sua administração, resolveu levar a questão para apreciação do Legislativo.O Presidente do Legislativo Barravelhense - Vereador Nivaldo José Ramos(DEM), colocou o tema em debate nas Sessões Ordinárias (terça 23 e quinta 25/08). Os Vereadores decidiram adiar a decisão para a próxima semana.
Na manhã desta sexta feira(26) o prefeito falou com exclusividade ao Portal Barravelhense e confirmou sua intenção:
" Não serei irresponsável com a questão da água em Barra Velha. Meu posicionamento já está definido: o contrato com a ENOPS ENGENHARIA não será renovado".
" Estabelecemos entendimentos com o governo estadual e, face ao descalabro introduzidos pela administração afastada e das suspeitas de superfaturamento perpetrados nos sucessivos contratos emergenciais irregulares, este nos colocou a CASAN à disposição, nesse momento de transição. Assim, estamos inclanados a firmar 'convênio emergencial' com a Autarquia Estatal".
Para garantir prestação do serviço e abastecimento de água no município, o Prefeito Matias, esclarece que nesse compromisso estarão contempladas várias ações e obras de melhorias na captação, tratamento e abastecimento, a saber:
- Ampliação da rede de abastecimento;
- Instalação de novos filtros na Estação de Tratamento etc.
"O convênio firmado com a CASAN, será pelo prazo de 16 meses, ou seja, até o final do meu governo. Nesse prazo, poderemos debater melhor a questão da municipalização da água e do esgoto sanitário".
Matias informou ainda, que fará gestões junto a CASAN, no sentido de aproveitar os funcionários que trabalham na ENOPS Engenharia e residam em Barra Velha.
Nossa intenção não é prejudicar, muito menos perseguir ninguém, só que eu não posso colocar em risco o abastecimento de água em Barra Velha - os interesses do coletivo devem, sempre, se sobrepor aos individuais - disse o Prefeito Claudemir Matias.