Prioridade: Construção do Plano de Desenvolvimento Turístico Sustentável de Barra Velha


Obras sem planejamento? NUNCA MAIS!!!

O Planejamento do Turismo é uma ferramenta de gestão de destinos, focada na percepção do panorama atual em que o destino se encontra nos possíveis panoramas futuros. Construindo metodologicamente um trâmite que possibilite guiar o destino do panorama atual para o futuro desejado utilizando de forma eficiente os recursos disponíveis para este fim.

Percebendo o turismo na localidade constatam-se os seus impactos negativos e positivos. Na tentativa de maximizar os impactos positivos e minimizar os impactos negativos surge o planejamento baseado na sustentabilidade. Utilizando-se do tripé fincado na eqüidade social, prudência ecológica e na dinamização da economia local.

Fonte: Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Planejamento_do_turismo

No Brasil existem vários Planos implantados e bem sucedidos :

O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DO TURISMO SUSTENTÁVEL do PÓLO TURÍSTICO DO VALE DO JEQUITINHONHA em Minas Gerais, pode ser um belo exemplo de como elaborar o PLANO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DO TURISMO SUSTENTÁVEL EM BARRA VELHA

No norte do Brasil, mais precisamente no estado do PARÁ, temos o PLANO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DO ESTADO DO PARÁ. Que deve servir de referência Bibliográfica.

O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DO TURISMO SUSTENTÁVEL DO PÓLO COSTA DAS DUNAS, no Rio grande do Norte, faz parte do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste - PRODETUR/NE, pode ser adequado a realidade Barravelhense.

Independente do Plano a ser adotado, uma coisa  é certa: O Turismo em Barra Velha não pode continuar tendo sua gestão realizada sem o mínimo Planejamento. Precisamos urgentemente planejar as ações do turismo no município através de um PLANO  DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO, que seja colocado em prática e respeitado por todos os prefeitos que vierem a governar o município.

SUGESTÃO
Que tal nossos jovens recriarem o "CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO(COMTUR)". Através do COMTUR, pode-se mobilizar os vários segmentos do turismo no município e construir uma grande rede de colaboradores, objetivando organizar o segmento e fomentar a construção do PLANO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL DE BARRA VELHA.


QUE FIQUE BEM CLARO... 
...UM "COMTUR" SEM POLITICAGEM, MAS COM POLÍTICAS SÉRIAS, QUE VISE O BEM COMUM E QUE ESTEJA ABERTO PARA TODOS OS BARRAVELHENSES POSSAM PARTICIPAR DE MANEIRA DEMOCRÁTICA E TRANSPARENTE.

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região