Confirmado: BMW é de Araquari
Robertson explicou que inicialmente a BMW irá investir €$ 200 milhões, algo em torno de R$ 530 milhões. E serão mais de mil empregos diretos para iniciar a produção dos primeiros automóveis no final de 2014. O primeiro modelo produzido na fábrica será o BMW X1 (uma caminhonete crossover), com potencial para expandir a produção para o Série 1 e Série 3. “A expansão do número de modelos e da produção vai acompanhar o mercado. A produção vai seguir a demanda”, disse o vice-presidente. Ele estima que serão produzidos 30 mil veículos anualmente, potencial que a empresa acredita poder conquistar no mercado brasileiro. Hoje, a BMW vende cerca de 12 mil veículos do modelo BMW X1 por ano no país.
O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Paulo Bornhausen, uma das pessoas que conduziu a negociação entre a BMW e o Estado, explica que o investimento deve atingir R$ 1 bilhão - e mais empregos gerados - à medida em que forem avançando as etapas da instalação da fábrica e do crescimento da marca BMW no mercado brasileiro. “Prevemos que a produção vá ultrapassar rapidamente esse número inicial”, disse. A fábrica terá condições de realizar todo o processo que envolve as etapas da carcaça, soldagem, pintura e montagem.
Outro ponto destacado pelo secretário foi o exemplo da instalação da Renault no Paraná. “Para cada emprego direto criado pela montadora, foram criados outros sete empregos indiretos”, explicou sobre o processo de produção dos veículos. Bornhausen também participou da apresentação do projeto à presidente, além do secretário de Articulação Internacional, Alexandre Fernandes, outro envolvido no processo de negociação. A BMW hoje já é líder de vendas no segmento dos veículos de luxo.
“Toda vez que uma indústria desse porte se instala, outras nascem no entorno
dela, gerando emprego e renda”, disse o governador sobre a vinda da BMW. A declaração foi confirmada pelo prefeito de Araquari, João Pedro Woitexem, que o acompanhou. “Cerca de 30 empresas já demonstraram interesse em se instalar na região para produzir componentes ou participar de alguma etapa da produção”, contou o prefeito.
Entre as razões levantadas para a escolha de Santa Catarina, especificamente o município de Araquari, está a logística. O terreno é bem próximo de dois portos (Itapoá e São Francisco) e a menos de 100 quilômetros de outros dois (Itajaí e Navegantes). Outro ponto destacado pelo vice-presidente da BMW foi a qualificação da mão de obra do Norte do Estado: uma dos maiores polos do país no setor de metal mecânica. De acordo com o governador Raimundo Colombo, esse fatores, além da tradição germânica da região, pesaram mais do que os incentivos fiscais.
A empresa foi enquadrada nos programas de incentivo Pró-emprego e Prodec. “Incentivos que estão disponíveis para outras empresas que queiram se instalar no Estado”, disse. Para atrair a empresa, o Governo de Santa Catarina decidiu criar um regime automotivo especial. “Vamos criar o Compete SC, um regime mais justo entre as partes do que alguns adotados por outros estados”, explicou o secretário Bornhausen. “O investimento do Estado deve se pagar em oito anos”, acrescentou.
Setor automotivo
As indústrias automobilísticas representam uma parte significante da economia nacional: 22,5% do PIB industrial brasileiro vem do setor, ou 5,2% do PIB nacional. De acordo com estimativas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea), associação da qual a BMW vai começar a fazer parte, 250 mil empresas instaladas no país tem atividades de alguma forma ligadas à indústria automobilística. O Brasil é o quarto maior mercado de veículos do mundo, perdendo apenas para China, Estados Unidos e Japão. Na quinta posição vem a Alemanha, justamente o país de origem da marca que agora se instala em Santa Catarina.
Foto: Antônio Carlos Mafalda
Fonte: Thiago Santaella
Secretaria de Estado de Comunicação