Entregues Títulos Honorários a dois sacerdotes de Joinville


Foto: Sabrina Seibel
Com o plenário da Câmara de Vereadores de Joinville lotado, aconteceu hoje a entrega de dois Títulos Honorários para os padres Jorge Luiz da Silva (Jorgão) e Jorge Oczkovski (Jorginho), sob forte emoção e alegria. Comunidades religiosas do município prestigiaram a homenagem aos dois sacerdotes.

O proponente da homenagem, ex-vereador Osmari Fritz, comentou que conhece os dois há mais de 20 anos e “sei das dificuldades que vocês dois passaram para chegar até aqui”. Ele disse que o desafio de hoje em dia é expressar com o coração e não somente com a razão.

O padre Jorge Oczkovski (Jorginho), em seu discurso, agradeceu imensamente o reconhecimento. “Só tenho que agradecer. Se hoje estou recebendo esta homenagem, é porque o povo nos ensina a ser sacerdote a cada dia e a cada momento”, destaca o padre Jorginho.

O outro homenageado da noite, o padre Jorge Luiz da Silva (Jorgão), diz que este título é um estímulo para continuar fazendo o caminho traçado por Deus. “Sinto-me lisonjeado pela lembrança de meu nome para esta homenagem. Meu muito obrigado à toda comunidade”, ressalta Jorjão.

O vereador Jaime Evaristo frisou que é preciso cumprir uma missão na vida e que é preciso ter Deus como guia.  Já o vereador Patrício Destro ressalta as missas que são ministradas pelos dois padres não dá para notar a hora passar.

Falando em nome da bancada do PT, o vereador Manoel Bento, agradeceu pelo carisma e paciência que sempre tiveram com a comunidade joinvilense. O vereador James Schroeder destacou que fiéis participam das missas atrás de palavras de conforto e que “toquem” o coração.

Para o vereador Maurício Peixer, esta é uma justa homenagem de reconhecimento a duas personalidades da Igreja Católica na região Norte catarinense. Ele comenta que este título vem para brindar os projetos e ações realizadas pelos dois sacerdotes em prol de suas comunidades.

A vereadora Pastora Leia disse que o mundo de hoje existe muito egoísmo e individualismo. Para ela, é preciso que as pessoas tenham mais amor uns pelos outros.

Em seu pronunciamento, o deputado estadual Darci de Matos comentou que é inegável a contribuição dos dois padres para com a comunidade da região. “Esta homenagem nos leva a refletir sobre a necessidade de melhorar os valores da sociedade”, expõe.

Na opinião do deputado estadual Nilson Gonçalves, Joinville está cumprindo, através da entrega destes títulos, uma obrigação que já era para ter feito há tempos. “Este evento foi muito propício para homenagear estas duas lideranças muito queridas em nosso meio”, diz o deputado.

O trabalho comunitário que atende toda a população foi o assunto destacado pelo deputado federal Marco Antônio Tebaldi em seu pronunciamento. “Sentimos muito orgulho em oferecer estes títulos a vocês por tudo que têm feito e idealizado”, salienta Tebaldi.

O bispo diocesano de Joinville, Dom Irineu Scherer, parabenizou os dois e conclamou a comunidade para que dê trabalho aos padres. “Nós queremos atender a chamados para realizar uma missa, uma oração ou mesmo para se confraternizar e, assim, servir ao próximo”, frisa o bispo.

O presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, João Carlos Gonçalves, destacou a humildade e o carisma dos dois padres. “Somos muito gratos a tudo que vocês dois têm feito em prol da comunidade joinvilense. Acompanho há muito tempo a trajetória de vocês dois e sentimos o maior orgulho em homenageá-los nesta data”, ressaltou.

Ainda em seu discurso, ele mencionou o trabalho das 25 mulheres que atuam na Cooperativa de Costureiras Fios e Flores, da região do Jardim Iririú, em Joinville. “Este projeto precisa aumentar, pois está numa sala emprestada e que necessita de um maior espaço, ou seja, uma sede própria. Por este motivo, solicitamos ao prefeito Udo Döhler que analise a cessão de uso de um terreno que se localiza a duas quadras do local onde elas estão hoje. Peço que pense com carinho, prefeito”, expõe João Carlos.

Ao discursar, o prefeito Udo Döhler disse que vai analisar com atenção o pedido do presidente da Câmara. “A maior cidade de Santa Catarina sente-se honrada em condecorar as duas personalidades. Estamos felizes em homenagear este dois apóstolos do bem!”, ressalta o chefe do Executivo Municipal.


Thiago Dias
Jornalista (SC 1483 JP) / Assessor de Comunicação
Contatos: (47)  9992-9247 ou e-mail: txdias@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região