Balneário Camboriú: Acessibilidade facilita locomoção de deficientes físicos por toda a cidade

 Esta segunda-feira (3) é reconhecida internacionalmente como o Dia do Deficiente Físico. A data busca a conscientização pública das necessidades destas pessoas. As limitações exigem que o município se prepare para atendê-los. Por isso, nos últimos anos, Balneário Camboriú tem adequado as vias da cidade, escolas e ginásios com rampas de acessos e banheiros adaptados.


A Secretaria de Educação, através do departamento de Educação Especial, atende hoje cerca de 30 crianças, da educação infantil ao ensino fundamental, com algum tipo de deficiência. As escolas são equipadas com cadeiras de rodas, mesas próprias para estudo e alimentação, banheiros e instrumentos de ensino, de acordo com a limitação de cada criança.

Além disso, 12 salas multifuncionais, instaladas nas escolas do município, atendem as crianças no contraturno escolar. Para este trabalho as salas têm materiais, mesas, cadeiras, computadores e outros equipamentos que ajudam no desenvolvimento do aluno em questão, tendo também um professor especializado. A intenção, para o próximo ano, é a construção de mais 12 salas, contemplando, ao todo, 11 Núcleos de Educação Infantil e 13 Centros Educacionais.

A Associação de Apoio às Famílias de Deficientes Físicos (Afadefi) do município mantém 728 associados e 42 paratletas, que disputam campeonatos de basquete, atletismo, natação e bocha. Sua estrutura ainda conta com uma equipe clínica de médicos, psicólogos e fisioterapeutas, tendo também assistente social e jurídico, que prestam apoio às famílias. O trabalho já é realizado há oito anos.

Atalávio Vacari, presidente da Afadefi, garante que “a importância do apoio a estas famílias vai muito além do que podemos imaginar. Hoje nossos associados andam tranquilamente pelas calçadas e travessias revitalizadas, temos 100% de acessibilidade e isso facilita muito a vida dessas pessoas”.

O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, afirma que “o projeto prevê a implantação de 100 mil metros quadrados de calçadas apropriadas para que essa iniciativa chegue a todos os bairros. Vamos ampliar o serviço de Disque Fisioterapia e buscarmos em casa pacientes sem condições de locomoção até as sessões de fisioterapias”. Piriquito ressalta que “nosso trabalho busca facilitar a vida dos deficientes, para que possam ir e vir assim como qualquer outro cidadão”.



Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto: Rafaela Dalado (estagiária)
Fotos: Divulgação PMBC
Fone: (47) 3267-7139
www.balneariocamboriu.sc.gov.br

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região