Balneário Piçarras: Faixa de areia da orla central começa a ganha volume



Fotos: Portal Barravelhense

A draga Kronborg R está operando desde as 15 horas da terça-feira (11) na orla central de Balneário Piçarras. Nos próximos meses ela vai bombear mais de 500mil metros cúbicos de areia para recompor um trecho de 1,7km da praia. Em poucos dias de trabalho, moradores e visitantes veem ressurgir do fundo mar a praia que foi arrasada pelo avanço do mar nos últimos anos.

O trabalho de dragagem foi iniciado na altura da rua José Duarte de Melo e deve seguir no sentido sul, até a altura da Rua Marcílio Dias.  Os operários da empresa dinamarquesa Rohde Nielsen vão trabalhar durante 24 horas por dia, até o início de fevereiro, para moldar uma faixa de areia com 30 metros de largura, em média, a partir do calçadão.

- Essa será a área plana. Se contarmos a inclinação, que com a maré cheia terá 30 metros e com maré baixa terá 60 metros, teremos um aterro de cerca de 90 metros de largura - explica a engenheira responsável pela fiscalização da obra Daysi Nass dos Santos.

A cerca de 12km da costa, a areia é sugada do fundo do mar por um braço mecânico para depois ser bombeada até a praia por meio de uma tubulação submersa instalada próxima a praia. Em cada viagem são transportados cerca de mil metros cúbicos de areia. No final do trabalho, a draga terá bombeado o equivalente a 32,5mil caçambas grandes.

Das 38 embarcações do gênero autorizadas pela Marinha para operar no Brasil, apenas a Kronborg está contratada por uma prefeitura e é a única atuando em obras de combate a erosão marinha. Balneário Piçarras tem sido referência para os município brasileiros que enfrentam o avanço do mar desde 1999, quando executou o primeiro aterro hidráulico.

Para recompor a faixa de areia e reconstruir o calçadão atingido pela força das ondas, o Governo Municipal está aplicando R$10 milhões, garantidos em janeiro junto a Defesa Civil Nacional. “Toda a obra será quitada com esse recurso que nós buscávamos junto ao Governo Federal desde 2009. Com isso, garantimos a realização da obra sem custos para a comunidade”, comemora o prefeito Umberto Teixeira.

A primeira etapa da reconstrução da praia foi concluída no primeiro semestre, quando dois molhes para contenção da corrente marinha foram concluídos.  As obras de reurbanização também estão em andamento e devem alterar os trânsito durante os próximos dias na Avenida Beira Mar, que está interditada no trecho entre as ruas Alexandre Guilherme Figueredo e Antônio Agnelo Santana.

Leandro Cardozo de Souza - JP 004308 SC
imprensa@picarras.sc.gov.br

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região