Assoreamento do Rio Itajuba em Barra Velha volta a causar transtornos




Devido às chuvas que caíram em Barra Velha na quinta-feira (24), e sexta-feira (25) o nível do Rio Itajuba subiu e invadiu várias ruas do bairro Itajuba.

O problema é causado devido ao assoreamento do rio que impede a vazão de água em dias de chuva e impede as embarcações de transpor a boca da barra em épocas de maré baixa.

O Projeto da Fixação da Barra e Desassoreamento do Rio Itajuba já foi protocolado junto ao Ministério da Integração Nacional e foi entregue pelo Prefeito Claudemir Matias ao Governado Estadual, Raimundo Colombo.

O objetivo das obras são de minimizar os efeitos do assoreamento do rio que faz com que os pescadores não consigam transpor a boca da barra com os seus barcos e botes em dias de maré baixa, pois a lamina de água fica com aproximadamente 40 cm, inviabilizando por completo qualquer locomoção de embarcações no local. 

Atualmente cerca de 30 barcos necessitam ficar ancorados em mar aberto a mercê da influencia marinha como tempestades e ressacas. Como consequência embarcações já naufragaram e outras foram arrastadas pelo mar, acumulando prejuízos aos pescadores. 

Outro motivo quanto à necessidade deste projeto, o qual está avaliado em R$ 860.093,00 foi que o desassoreamento irá diminuir os pontos de alagamento e as constantes enchentes que atinge o bairro de Itajuba e afetam inúmeras famílias.

De acordo com o Presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Alexandro Sant’Ana, um Estudo Ambiental Simplificado (EAS) foi enviado no dia 16 de dezembro de 2011 para a Fundação do Meio Ambiente (FATMA) em Joinville. A última informação repassada a FUNDEMA de Barra Velha foi que o estudo estava em Análise Sócio Econômico. 

Após receber um decreto realizado pelo Coordenador da Defesa Civil do Município, Elton Cunha, apontando os problemas enfrentados pela comunidade, causados pelo Rio Itajuba, o Prefeito Claudemir Matias declarou a obra de Utilidade Pública, “Enviamos o decreto para a FATMA em fevereiro deste ano e desde então estamos aguardando a liberação dessa licença”, comenta o prefeito.

Segundo Alexandro Sant’Ana a pedido do prefeito ele esta diariamente em contato com a FATMA em Joinville para saber o andamento do estudo, “O período de chuvas está chegando e com ela os problemas causados pelo assoreamento do rio que impede que a água tenha vazão e acaba invadindo ruas e casas no bairro Itajuba”, disse. 


Assessoria de Comunicação 
Carolina Nunes de Souza
Fones (47) 3446-7700 / 9919-9219

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região