SDR Joinville e Epagri/Ciram abrem discussões sobre instalação de equipamentos agrometeorológicos na região


A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) Joinville, na tarde desta quarta-feira (9), deu início ao diálogo entre a Epagri/Ciram e os municípios que serão contemplados com um serviço de monitoramento e difusão de dados agrometeorológicos. Após uma reunião na sede da Regional, representantes de Joinville e Garuva tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do sistema, que pretende auxiliar no desenvolvimento da agricultura familiar. A cidade de São João do Itaperiú também está mapeada para receber um equipamento, mas não participou das discussões.

Três estações automáticas colherão dados por meio de sensores de chuva, temperatura do ar, umidade relativa do ar e molhamento foliar. As informações serão transmitidas via sinal de celular e disponibilizadas a qualquer pessoa no site da Epagri. Depois de estabelecidos nos municípios, os equipamentos precisarão de manutenção periódica. “Vamos discutir com as prefeituras, associações de agricultores e demais envolvidos os locais de instalação e como será feita a conservação das estações”, explica o pesquisador da Epagri/Ciram, Hamilton Justino Vieira. Outros encontros devem ocorrer a fim de traçar um plano de cooperação para o funcionamento do sistema.

Estiveram presentes na reunião o diretor geral da SDR Joinville, Carlos Roberto Caetano, o gerente de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Agricultura, Ciro Harger, o gerente regional da Epagri, Onévio Zabot, secretários municipais, representantes da Defesa Civil, da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) e da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc).

Os equipamentos custaram mais de R$ 134 mil e foram comprados pelo Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Estações de agrometeorologia: Mede temperatura, umidade relativa do ar, precipitação e molhamento foliar. Serão instaladas em Joinville, Garuva e São João do Itaperiú.

Estação hidrológica: Monitora precipitação e nível de rio. A cidade de São João do Itaperiú será contemplada.

Estação metereológica: Faz a medição de velocidade e direção do vento, radiação solar, precipitação, temperatura, molhamento foliar e umidade relativa do ar. O equipamento será instalado em Joinville.


Glaene Vargas
Assessora de Comunicação - ASCOM
SDR - Joinville
Fone (47) 3461-1225 / 9240-8064
www.jve.sdr.sc.gov.br

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região