Prefeitura de Barra Velha encaminha projetos a Brasília


 Já estão protocolados junto ao Ministério da Integração Nacional mais dois projetos de suma importância para o município. Trata-se de antigas reivindicações da população que buscam minimizar problemas corriqueiros causados em período de chuvas fortes que atingem a cidade durante o ano, outro projeto protocolado e em andamento é o desassoreamento do rio Itajuba.
O Projeto da Fixação da Barra e Desassoreamento do Rio Itajuba, tem como objetivo minimizar os efeitos do assoreamento do rio que faz com que os pescadores não consigam transpor a boca da barra com os seus barcos e botes em dias de maré baixa, pois a lamina de água fica com aproximadamente 40 cm, inviabilizando por completo qualquer locomoção de embarcações no local.

Atualmente cerca de 30 barcos necessitam ficar ancorados em mar aberto a mercê da influencia marinha como tempestades e ressacas, como consequência embarcações já naufragaram e outras foram arrastadas pelo mar, acumulando prejuízos aos pescadores.

Outro motivo quanto à necessidade deste projeto apresentado pela prefeitura o qual está avaliado em R$ 860.093,00 foi que o desassoreamento irá diminuir os pontos de alagamento e as constantes enchentes que atinge os bairros de Itajuba e São Cristóvão.

O segundo projeto protocolado no Ministério da Integração Nacional foi o Plano municipal de risco que visa proporcionar a Defesa Civil do Município em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas Sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) efetuar levantamento das características socioeconômicas das comunidades residentes em áreas de risco e sujeitas a escorregamento de encostas, inundação e alagamentos, fazer o acompanhamento das alterações hidrogeomorfologicas e levantamento nas áreas em processo de reconstrução para adequá-las ao mapa de risco, identificando a possibilidade de sua permanência no local ou não. Além de elaborar mapas, segundo a intensidade de risco, identificando a tipologia de intervenção voltada à redução de risco e também elaborar e aplicar um correto e planejado Plano de Intervenção, diminuindo assim, riscos a vida e integridade física da população. O investimento para esse projeto é de R$ 150.000,00.

Assessoria de Comunicação
Carolina Nunes de Souza
Fones (47) 3446-7700

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região