Governo Participativo e formação de Conselho Municipal de Desenvolvimento em Barra Velha
Foto: Novo prefeito de Barra Velha, Claudemir Matias.(Portal Barravelhense)
Para colocar o seu discurso em prática, Matias, terá uma difícil missão...
Veja o que alguns Barravelhenses notáveis, sugerem ao novo prefeito:
Carta de apresentação
Usar a "sandália da humildade", abrir mão do autoritarismo e do "EU" que domina a mente daqueles que sentam na cadeira de prefeito em Barra Velha.
Matias, já deu o primeiro passo, colocou o veículo oficial do prefeito(CAPITIVA), a venda e vai reverter o dinheiro da venda, na compra de um veículo para o setor de saúde do município. Esse é o primeiro sinal de que o novo prefeito está interessado em agir a favor da coletividade...
O discurso na prática
Para Matias fazer suas boas intensões serem colocas em práticas, deverá contar, mais do que nunca, com a participação e o apoio efetivo dos Barravelhenses. Não há tempo a perder, o município precisa de várias ações emergenciais, em vários setores, para poder respirar e sair da "UTI"...
O Governo Participativo, prometido por Matias, pode ser a solução. Para isso, Matias, deverá criar de forma emergencial o CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO....
O CONSELHO, CONSELHEIRO...
A formação de um Conselho Municipal para o Desenvolvimento(CMD), formado pela participação de membros dos mais variados segmentos da comunidade, objetivando estabelecer uma estrutura permanente de debate e participação nas decisões de todas as matérias municipais relevantes ao desenvolvimento, onde todas as ações dos órgãos que integram a administração municipal sejam estrategicamente planejadas visando rapidez nas ações e economia de gastos.
Através do CMD, o novo prefeito de BV, poderá estimular e promover a participação pública individual e colectiva, num espírito de cidadania ativa e responsável. Visando ter suas ações e decisões avalizadas por um mecanismo que represente verdadeiramente os interesses da comunidade.
Do ponto de vista político, os Barravelhenses, esperam que o novo prefeito realize um movimento histórico de unificação das forças politicas da cidade em torno de um único objetivo: Governar para Todos os Barravelhenses. Com ações que visem o bem comum, colocando um ponto final no fisiologismo e nos interesses individuais e de "grupinhos"...
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO JÁ!
CRÍTICA...
"Acabar de uma vez por todas com o fisiologismo e com ações feitas ao "Deus dará", sem nenhum planejamento. Esse foi o grande mau de todos os prefeitos em Barra Velha, sem exceção".
CONSTRUTIVA...
"Obras com início meio e fim, atendendo os interesses coletivos, com projetos bem executados, visando o desenvolvimento de forma sustentável".
SOLUÇÕES...
Montar uma equipe com formação técnica em gestão e planejamento, visando estabelecer à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas. Essas são premissas básica do Planejamento, para que a gestão do município tenha um processo coerente e sustentável de Desenvolvimento.
SUGESTÕES...
Implantar o ORÇAMENTO PARTICIPATIVO, como mecanismo governamental de democracia participativa que permita aos BARRAVELHENSES, opinar, influenciar e decidir sobre a aplicação dos recursos públicos, através do processo de participação da comunidade, como por exemplo: "Audiências Públicas".
Se o novo prefeito tiver humildade para entender e respeitar suas limitações, dar condições para técnicos trabalharem e estar aberto ao diálogo com a comunidade, o seu governo trilhará no caminho do sucesso. Diferente disso, tudo ficará como sempre esteve e quem perderá, mais uma vez, será a cidade.
Mas do que nunca, os Barravelhenses, estarão abertos a estender as mãos ao novo prefeito, visando os interesses coletivos e o desenvolvimento sustentável de Barra Velha. E o Portal Barravelhense, continuará cumprindo sua missão de informar, sem deixar de defender os interesses dos Barravelhenses.