Um evento a ser revisto pela nova gestão municipal: Festival Gastronômico de Barra Velha

Logomarca oficial do primeiro Festival Gastronômico de Barra Velha

Apenas cinco estabelecimentos do setor gastronômico barravelhense, estão participando do Festival Gastronômico que leva o nome da cidade. " Festival Gastronômico de Barra Velha".

A primeira edição do Festival aconteceu em 2009 e teve a participação de 10 estabelecimentos. Este ano apenas 05 estabelecimentos estão participando.

É lamentável que a grande maioria dos estabelecimentos do segmento gastronômico fiquem de fora de um evento que leva o nome da cidade, que recebe recursos da prefeitura, que utiliza um local público(praça Lauro Loyola) para realizar suas oficinas e que beneficia apenas um pequeno grupo do segmento. Quando deveria contemplar  a participação de todos os estabelecimentos do setor gastronômico do município: restaurantes, choperias, cantinas, pizzarias, lanchonetes, churrascarias, cafés, sorveterias etc.

Pergunta que não quer calar?

- Se o Festival Gastronômico leva o nome de Barra Velha e recebe recursos da prefeitura, porque ele não é organizado pela Fundação Municipal de Turismo?

Talves a resposta para esse pergunta esteja na forma como era realizada a gestão do turismo no Município...

Agora com o novo prefeito e com a CDL participando diretamente das decisão referentes ao setor turístico, os estabelecimentos que estão fora do Festival, esperam que os novos gestores da Fundação Municipal de Turismo de Barra Velha, reveja a situação e coloque em prática suas reais funções...

O "Festival Gastronômico de Barra Velha" para todos os Barravelhenses

A gastronomia é um dos segmentos do turismo que merece ser desenvolvido com responsabilidade e com visão pelos gestores do Turismo no Município.
"A gastronomia como um produto, ou mesmo um atrativo de uma determinada localidade, é muito importante do ponto de vista turístico, pois apresenta novas possibilidades, na verdade, não tão novas, mas nem sempre bem exploradas, que são as diversas formas de turismo voltadas para as características gastronômicas de cada região" (FURTADO 2004).

A realização de um Festival Gastronômico deve objetivar o desenvolvimento coletivo do setor e proporcionar oportunidades para que todos, sem distinção, possam divulgar seus estabelecimentos e incrementar suas ações de vendas.  Cabe a entidade responsável pelo Turismo no município(Fundação Municipal de Turismo), colocar "ordem na casa"... e fazer do "FG" um grande evento do calendário anual de eventos do município.

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região