Participação do Internauta: ACORDA BARRA VELHA

ACORDA BARRA VELHA

Hoje Barra Velha vive um momento histórico e singular.
Por isso conclamo, a todos, para reflexão.

Poderíamos traçar vários paralelos da história das civilizações, todavia me prenderei a dois fatos – a Seleção Brasileira hoje na Copa América e a Alemanha no pré e pós nazismo.

Há poucas dúvidas e reclamos quanto a convocação dos jogadores – os melhores craques da atualidade e seu técnico, todos com predicados e títulos importantes nas suas carreiras.
Temos portanto, quase a unanimidade – pois como diria Nelson Rodrigues: “A unanimidade é burra”- Mas o que falta? Por que se têm apresentado tão mal? Falta entrosamento e/ou comando?
Hoje (09/07/2011) tomamos um sufoco e de certo modo um “passeio” da seleção paraguaia. Num determinado instante estávamos em último lugar da Tabela e, com o empate – com sabor de vitória, alcançamos o 1ª lugar e agora rezemos para 0x0 entre os outros times da nossa chave.

Retrocedendo na história, a Alemanha vivia um desastre econômico sem precedentes no pré-nazismo, onde pela manhã 10 pães custavam menos da metade dos mesmos 10 pães no final da tarde – a inflação de mais de 1000% ao dia, a miséria e toda sorte de agruras assolando o povo e a corrupção, como sempre, presente na vida da humanidade. Aí, aparece um onipotente “salvador da pátria” - Adolf Hitler, que pelo voto alcança o Poder e implanta o nazismo levando o sofrido povo alemão à aventura de uma guerra. A história deste triste episódio todos conhecemos, bem como o seu resultado para o povo alemão: a nação dividida e completamente destruída.

O pós guerra vem sempre acompanhado de muita reflexão, lições, suor, sacrifícios e dedicação de seu povo na reconstrução. A Alemanha do pós guerra, mas uma vez com o sacrifício de seu povo torna-se forte, desenvolvida e una, mas com certeza seu povo não esquece das lições tomadas da catástrofe provocada.

E aí os barravelhenses perguntam: O QUE TENHO EU A VER COM ISSO?

Estamos diante de um fato histórico – a intervenção da Justiça Federal afastando personalidades nefastas da Administração Municipal e muitos escândalos ainda serão conhecidos.

Alguns responderão:
Estamos salvos. Agora temos um barravelhense no COMANDO.

Não tenho dúvidas quanto: a honestidade, às intenções, vontades e sonhos do Prefeito Matias, mas o momento exige ações, mudanças de mentalidade e comportamento, visão de futuro, muito trabalho, dedicação e competência para retomar o tempo perdido e colocar Barra Velha em outro patamar.
Com certeza a Administração Municipal sairá das páginas policiais. Porém, faz-se imperiosa, a grande reflexão deste instante:
Passaremos para a crônica política como a cidade que orgulha seu povo e que é capaz de construir uma sociedade justa, fraterna, solidaria e com uma qualidade de vida de 1º mundo?

Ou continuaremos na mesmice de sempre, onde a medriocridade e interesses de grupos e pessoas se sobrepõem ao direito da coletividade; seremos capazes de impor um Governo Democrático e Popular – moderno, competente, profissional, com visão de futuro, gerador de empregos e renda, qualificando os jovens para novas oportunidades, trazendo investimentos e desenvolvimento à Barra Velha; aplicando os recursos com transparência e em benefício de todos os cidadãos.

MORAL DA HISTÓRIA: Não existem “salvadores da pátria”,mesmo com os melhores jogadores, SE NÃO HOUVER MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL não HAVERÁ UMA BARRA VELHA MELHOR.

Se você também entende que é um objetivo a perseguir, repasse aos seus amigos

Forte abraço,

Percival Teixeira

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região