Porto de Barra Velha na fóz do Rio Itapocú II: Secretaria de Portos da Presidência da República

Talvez, o caminho mais curto para viabilizar os recursos para conclusão da obra de abertura e fixação da foz do rio Itapocú esteja na Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP)... 
Os Portos de Itajaí e Navegantes, ficaram oito dias paralizados por conta das chuvas que encheram o rio Itajaí a Sul.
A construção do PORTO BARRAVELHENSE, poderá ser uma alternativa estratégica para garantia da segurança e eficiência do transporte marítimo catarinense e brasileiro... 

Sobre a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP)
A SEP é responsável pela formulação de políticas e pela execução de medidas, projetos e programas de apoio ao desenvolvimento da infra-estrutura dos portos marítimos. A SEP  compete a participação no planejamento estratégico e a aprovação dos planos de outorgas, tudo isso visando garantir segurança e eficiência ao transporte marítimo de cargas e de passageiros. 

Os projetos e programas desenvolvidos pela Secretaria estão divididos em três frentes: obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); revitalização e modernização portuária e projetos e estudos.

Uma das principais vertentes de atuação da SEP está nas obras contempladas pelo PAC. Os empreendimentos, que priorizam a manutenção, recuperação e ampliação da infra-estrutura portuária, vão imprimir ao setor mais competitividade e dinamismo, além de reduzir os custos do transporte aquaviário e contribuir para o desenvolvimento do país.

O destaque nessa área fica por conta do Programa Nacional de Dragagem, no qual os portos receberão investimentos da ordem de R$ 1,4 bilhão para o aprofundamento dos canais de acesso aos terminais, capacitando-os a receber navios de maior porte, aumentando a competitividade e a capacidade de movimentação de cargas.

Outra questão relevante quanto aos projetos e estudos desenvolvidos pela SEP é a elaboração do Plano Nacional de Logística Portuária – PNLP, que vai priorizar investimentos públicos e viabilizar o conceito dos portos concentradores e alimentadores, tendência operacional verificada mundialmente.

A SEP desenvolve ainda o “Porto sem Papel” que estabelece um documento virtual único para processar e distribuir, em tempo real, as informações necessárias ao funcionamento do setor. Sua implantação vai integrar os órgãos e ministérios envolvidos e conferir mais celeridade às operações, reduzindo os custos operacionais. O projeto vai aperfeiçoar em cerca de 60% o desempenho das operações portuárias e reduzir em 25% o tempo de estadia das embarcações nos portos.

Site oficial: 
http://www.portosdobrasil.gov.br

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região