Volvo Ocean Race: Itajaí receberá a maior regata do mundo em abril de 2012

Foto: Ian Roman / Volvo Ocean Race 

A Volvo Ocean Race é maior regata de volta ao mundo do planeta. A competição é considerada o ‘Monte Everest’ da vela mundial. A Regata do Porto (in-port race) no dia 29 de outubro 2011, em Alicante, na Espanha, marca o início da competição, que terá uma das paradas no Brasil em Itajaí (SC).

A cidade catarinense irá receber pela primeira vez uma etapa da VOR, programada para abril de 2012.

Durante os nove meses de competição, as equipes velejarão mais de 39 mil milhas náuticas pelos mares de Cape Town (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí, Miami (EUA), Lisboa (Portugal) e Lorient (França).Em Itajaí as etapas da VOR iniciam no dia 20 de abril, com a realização da Pro-Am Race (sem pontuação para a VOR), seguida pela etapa In-Port Race (pontuando), no dia 21, com a largada para Miami programada para o dia 22 e terminando em Galway, na Irlanda, em julho de 2012.

VILA REGATA
O projeto de construção da Vila da Regata, na margem do Rio Itajaí-Açu, foi concluído em maio, a licitação ocorre em junho e a assinatura da ordem de serviço e o início das obras na primeira quinzena de agosto, com previsão de conclusão em fevereiro de 2012. Os competidores devem começar a chegar a Itajaí por volta de 4 de abril.Os equipamentos necessários para a montagem dos estandes dos patrocinadores e para os organizadores da regata, materiais e equipamentos para as oficinas, pertences das tripulações, entre outros necessários à realização do evento, devem chegar a Itajaí ainda em março de 2012, bem como as equipes de montagem e equipes de apoio em terra de cada um dos barcos participantes.Sete veleiros estão confirmados: Groupama (FRA), Abu Dhabi (EMI), Puma (EUA), Camper (NZ), Telefônica (ESP), Sanya (CHI) e Espanha 2 (nome ainda não divulgado). Existe a possibilidade da regata contar com mais um sindicato.
A escolha de Itajaí para sediar a única parada da VOR na América do Sul foi motivada pela localização privilegiada do município, inserido no centro de um grande pólo populacional, próximo ao Balneário de Camboriú e a apenas sete quilômetros do Aeroporto de Navegantes, a 81 quilômetros do Aeroporto de Joinville e a 106 quilômetros do Aeroporto de Florianópolis. O fato da cidade ter uma boa infraestrutura portuária e também infraestrutura para apoio às embarcações nos estaleiros e demais empresas ligadas a indústria náutica também pesou na escolha de Itajaí para ser parada da VOR na América Latina.


Fonte: Porto de Itajai

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região