Balneário Camboriú: Prefeito cobra da Fatma licenças ambientais para obras na cidade



O prefeito Edson Dias (Piriquito) se reuniu nesta terça-feira (2) com o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma), para debater a questão de licenças ambientais necessárias à execução de projeto que amplia a rede de abastecimento de água da cidade para a região sul (praias agrestes), onde também será implantado sistema de coleta de esgoto doméstico,com investimentos da ordem de R$ 8,8 milhões.

Edson Piriquito afirmou no encontro que "há necessidade de esclarecimentos por parte da Fatma, pela demora na emissão de licenças, não apenas para a expansão do abastecimento de água e rede de esgoto, mas também com relação à nova via para interligar o Bairro das Nações, o maior da cidade ao traçado da BR-101", disse. Participaram da reunião também a diretora de licenciamento ambiental da Fatma, Ivana Becker, o secretário de Planejamento da Prefeitura, Auri Pavoni, o diretor Geral da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa),Valmir Pereira, e ainda a gerente administrativa da empresa, Kelly Dacol.

O prefeito quer a expansão do sistema de abastecimento de água da cidade e também a coleta de esgoto doméstico nas praias de Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho, que atualmente não dispõem do serviço. "As obras estão contratadas, mas dependemos da emissão de Licença Ambiental de Instalação (LAI), para iniciar a obra", acentuou Piriquito.

A Prefeitura também vai atender solicitação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que identificou na região sítios arqueológicos e oficinas líticas, e por isso deseja um estudo prospectivo e interventivo para garantir a preservação desses locais.

Balneário Camboriú tem uma população de 113 mil habitantes, segundo Censo do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O consumo de água na cidade chega a 600 litros por segundo, distribuídos em uma rede de 260 quilômetros na região central e bairros. A capacidade de reservação de água captada e tratada está próxima de 18 milhões de litros.

Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto: Edson Maba
Fotos: Talissa Bernardes
www.balneariocamboriu.sc.gov.br

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região