Defesa Civil Estadual está presente em Barra Velha

A Defesa Civil Estadual, até o presente momento, disponibilizou para o município 113 colchões de casal, 200 fardos de água de 1,5 lts.

O pedido do município é de 2000 cestas básicas, 2000 kits de material de higiene e limpeza, 250 colchões de solteiro e 250 colchões de casal, e 500 acolchoados de solteiro, 500 acolchoados de casal, 500 lençóis de casal, 500 lençóis de solteiro, 500 kits enxoval, 500 fardos de água de 1,5 lts.

Segundo informação do Coordenador da Regional da Defesa Civil Edival Pereira, os demais itens do pedido do município devem chegar nas próximas horas ao município, já que estão vindos de São Miguel do Oeste - SC.

O número de desabrigados é de 4.471 (quatro mil, quatrocentos e setenta e um), o número de desalojados foi de 54 (cinqüenta e quatro), atendimentos de urgência 45, atingidos 12.000 (doze mil pessoas), não houve registros de óbitos até o momento.

A posição de hoje é de 20 (vinte) desalojados, a maioria dos desabrigados já retornou as suas casas.

A Associação Comunitária Iolanda Brugnago (SOPÃO) foi definida como CENTRO DE RECEBIMENTO DE DONATIVOS. A Associação fica localizada na Rua João Alberto dos Santos, no Bairro São Cristóvão.

Os atingidos pela enchente precisam urgentemente de: alimentos não perecíveis, água, matérias de higiene e limpeza, vestuários, roupas de cama e banho, colchões, travesseiros, etc..

Os interessados em doar, devem procurar a Cozinha Comunitária, a partir das 09:00 horas desta quinta-feira (11/04/2013).

O Município de Barra Velha definiu a utilização do terreno da antiga pedreira municipal, como local de descarte de entulho e móveis recolhidos pelo município ou moradores.

No local serão descartados tudo o que for recolhido no município, para posterior destinação correta, de forma a prevenir eventuais danos ambientais.

O município receberá os entulhos das pessoas que tiverem como fazer o descarte no local. Os atingidos que não tiverem como fazer o descarte devem aguardar as equipes da Secretaria de Obras e de Voluntários que estão fazendo o recolhimento.

A limpeza das ruas (para retirada do barro) será efetuada com 03 (três) caminhões cedidos pelo Corpo de Bombeiros Militares do Estado de Santa Catarina, sendo que destes caminhões, 02 (dois) são cedidos pelos municípios vizinhos a Barra Velha.

O Centro de Prevenção de Desastres, montado pelo Município na Secretaria de Educação e Cultura - SEMEC contabilizou até as 20:00 horas do dia 10/04/2013, o total de 284 (duzentos e oitenta e quatro) ruas alagadas.

O Centro de Prevenção foi formado por funcionários de todas as Secretarias, dos Gabinetes do Prefeito e do Vice-Prefeito, da Defesa Civil do Município e do Estado.

O trabalho de levantamento de dados, com fotografias, coordenadas de localização das ruas, número de atingidos, desabrigados e desalojados, levantamento planimétrico, está sendo elaborado desde as 08:00 horas da manhã, através de informações locais dos funcionários do município, da Defesa Civil Municipal e Estadual e de informação de moradores.

A base de dados servirá para futuros projetos de macro drenagem, que após executados, serão uma solução efetiva ao problema das cheias. Os dados servirão ainda para levantamento de recursos junto a Defesa Civil Estadual e Federal, consistente do recebimento dos mais diversos tipos de donativos e da liberação de projetos ligados a prevenção de desastres naturais.

Após a aprovação da decretação de situação de emergência junto ao Governo Federal, os dados levantados serão utilizados ainda para que o município pleiteie junto ao Caixa Econômica Federal, a liberação do saque do FGTS para os moradores das ruas atingidas.

O levantamento efetuado, trabalho que jamais foi efetuado, servirá como base de projetos que possam realmente impedir e prevenir desastres naturais, como os ocorridos na madrugada de 10/04/2013.

A Secretaria de Educação informa que algumas escolas foram liberadas para Aulas normais a partir de 11/04/2013.

As escolas liberadas são as seguintes: Escola Epifânio (Sertãozinho); Tusnelda (Vila Nova) Bernardo Aguiar (Pedras Brancas), Escola Estadual Astrogildo Odon de Aguiar (Centro), Escola Judite (Medeiros).

Todos os Centros de Educação Infantil (CEI's/Creche) estão liberados.

As Escolas que continuam com as aulas suspensas são as seguintes: Escola Gasino (São Cristóvão); Escola Manoel (Itajuba), Escola Perfeito Aguiar (Escalvado) e Escola João Manoel (Entrada de Medeiros) e Escola José M. Zimmermann (Rio Novo).

A Secretaria de Educação e Cultura alerta que o funcionamento das Creches e das Escolas, depende também da melhoria no tempo, já que a previsão é de chuvas no período noturno entre 11 e  12/04/2013, caso ocorram chuvas além do normal, as aulas podem voltar a serem suspensas.

Informações pelo fone da Secretaria de Educação e Cultura - (47) 34467734

Fonte: Gabinete do Prefeito - GP
Gabinete do Vice-Prefeito - GVP
Defesa Civil Municipal

Fotos: Gaspar Toscan

Administração 2013/2016
“Um Governo de Esperança”

Assessoria de Comunicação
Fones (47) 3446-7745 - 99048305

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região