Secretaria da Agricultura entrega tratores e guinchos para pescadores do Litoral Norte


Aproximadamente dez mil pescadores de 15 colônias e associações localizadas no Litoral Norte do estado vão ser beneficiados nesta segunda-feira e terça-feira (8 e 9) com a entrega de tratores e guinchos para retirada de embarcações do mar e de veículos para auxiliar as entidades. Os equipamentos serão cedidos, por meio de termo de cessão de uso, pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.  Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) do Governo do Estado e somam um investimento de aproximadamente R$ 250 mil.
As solenidades de entregas serão realizadas nas sedes das associações e colônias de pescadores de Tijucas, Governo Celso Ramos, Porto Belo, Bombinhas, Itapema, Balneário Camboriú, Navegantes, Penha, Piçarras, Barra Velha, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul, Joinville, Garuva e Itapoá com a presença de lideranças políticas e empresariais do município. Segundo o secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, os equipamentos vão facilitar a agregação de valor aos produtos dos pescadores e vai ser o principal instrumento de retirada da embarcação do mar. “Os equipamentos vão atender o objetivo de melhorar a vida dos pescadores e facilitar a retirada das embarcações. Essa é a primeira vez que o Governo do Estado, numa iniciativa do governador Raimundo Colombo, atende uma antiga reivindicação dos pescadores em equipamentos de apoio a pesca”, aponta.
Rodrigues ressalta ainda que a pesca extrativa marinha continua sendo a principal fonte de produção de pescado nacional, sendo responsável por 536.455 toneladas (42,4% do total de pescado) e que Santa Catarina é o primeiro produtor nacional em pescado. “Na pesca industrial a estimativa é de uma safra com 136 mil toneladas e na pesca artesanal com 14 mil toneladas, totalizando 150 mil toneladas ao ano, por isso o apoio do Governo do Estado aos pescadores catarinenses”. No total, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 1 milhão na aquisição dos tratores e guinchos para apoiar o setor. Já foram entregues equipamentos nas praias da Pinheira (Palhoça), Armação, Pântano do Sul, Ingleses e Ponta das Canas. Neste ano ainda serão entregues dois guinchos para reboque de embarcações para as colônias de pescadores de São José e de Biguaçu.
O trator, com tração nas quatro rodas, tem capacidade puxar embarcações de até 20 toneladas e o guincho elétrico, com motor trifásico puxará embarcações de até 10 toneladas. Antes destes equipamentos, as embarcações teriam que puxados a mão pelos pescadores. O presidente da colônia de pescadores Z10, de Governador Celso Ramos, Manoel Gelino dos Santos, o Maneca, comemora a aquisição do trator para facilitar a retirada das embarcações. “Para nós ficará mais fácil e representa muito. A gente tinha muita dificuldade para retirar as embarcações, principalmente nesta época do ano de defeso, quando não podemos pescar e aproveitamos para limpar e realizar a manutenção necessária nos barcos”, destaca. 
Roteiro de Entrega de equipamentos

Segunda-feira (dia 8)
Tijucas – entrega de um guincho às 10h na colônia de pescadores
Governador Celso Ramos – entrega de um trator às 11h30 na colônia de pescadores
Porto Belo – entrega de um guincho às 14h na colônia de pescadores
Bombinhas – entrega de um trator às 15h na colônia de pescadores
Itapema – entrega de um trator e de um guincho às 17h na colônia de pescadores
Balneário Camboriú – entrega de um guincho às 18h30 na colônia de pescadores
Navegantes – entrega de um guincho às 20h na colônia de pescadores

Terça-feira, (dia 9)
Penha – entrega de um veículo às 8h30 na colônia de pescadores
Piçarras – entrega de um guincho às 9h30 na colônia de pescadores
Barra Velha – entrega de um guincho às 10h30 na colônia de pescadores
Barra do Sul – entrega de um guincho às 12h na colônia de pescadores
São Francisco do Sul- entrega de um veículo às 14h na colônia de pescadores
Joinville – entrega de um guincho às 16h na colônia de pescadores
Garuva – entrega de um guincho às 18h na colônia de pescadores
Itapoá – entrega de um trator e um guincho às 20h na Colônia de Pescadores

Ney Bueno
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3239 41 37-(48) 3239 40 84-(48)8843 4996
www.agricultura.sc.gov.br 

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região