ACDI reafirma sensação de insegurança no bairro e intenção de fazer carreata

Foto: Juvan Neto
Legenda sugerida por Juvan: João Régis sugeriu implantação de uma futura guarda municipal na cidade

A Associação Comunitária para o Desenvolvimento de Itajuba (ACDI) reafirmou na terça-feira à noite (25 de outubro) sua intenção de mobilizar o bairro e toda Barra Velha para o manifesto por segurança pública programado para o próximo dia 5 de novembro, mas afastou qualquer possibilidade de que a carreata programada no bairro seja uma retaliação de caráter pessoal ao comando da Polícia Militar no município.

O posicionamento da ACDI deu-se no restaurante Tudo Alles Blau, durante reunião entre os integrantes da associação e a executiva do Partido Progressista de Barra Velha, o PP – com a presença da vereadora Sandra Ronchi, do ex-vice-prefeito João Régis e do presidente da legenda, Roberto José Luiz. O PP está desenvolvendo em Barra Velha um cronograma de reuniões sobre interesses da cidade, e após ouvir o comando da PM na semana passada, esteve terça-feira com o presidente da ACDI, Norbert Donau, e sua equipe.

Norbert, juntamente com lideranças de Itajuba como o ex-candidato a prefeito Mario Graniel Ferraz (PRB), os casais Vilfredo e Marilise Ensfeldt e Marcos e Marianne Junghanns reafirmaram que “não querem mais saber” de estatísticas apresentadas pela PM local, e sim de aumento efetivo da segurança no bairro. Norbert reafirmou que a situação é preocupante, após um novo assalto ocorrido anteontem, numa lanchonete, e até mesmo o imperador da Festa do Divino de 2011, Jaime Gardini Borba, foi alvo dos assaltantes. Donau ainda reclamou da confirmação de que nenhuma das 10 novas câmeras de segurança serão instaladas na comunidade.

João Régis sugeriu a necessidade de a cidade pensar a curto prazo na implantação de uma guarda municipal, e disse que no momento, o mais urgente é aumentar o policiamento. João ainda apresentou detalhes da reunião entre o deputado Silvio Dreveck, do seu partido, e o comando da PM, na semana passada.

Mario Ferraz argumentou que a Polícia Militar não precisa apenas de mais homens, mas de reforço na estrutura – com novos armamentos – e blitze que não apenas verifiquem documentação automotiva, mas que façam revistas pessoais. Mario comentou que no caso do recente assalto à empresa de materiais de construção Tamara, em setembro, os bandidos tinham armamento melhor que a PM de Barra Velha.

Já Marcos Junghans disse que a mobilização de Itajuba não terá como objetivo pedir pela troca de comando da PM. Marcos elogiou a estrutura administrativa implantada em Barra Velha pelo major Helio Putkammer, mas criticou as ações ostensivas no enfrentamento aos bandidos, e ainda a estrutura da Polícia Civil no tocante ao registro de ocorrências e capacidade de investigação. Para a ACDI, trocar um comandante sem melhorar a estrutura, não adiantaria.

Marilise Ensfeldt demonstrou sua preocupação com o fato de que as áreas centrais de Barra Velha e Balneário Piçarras terão câmeras de segurança. No meio, ficarão os bairros de Itajuba e Itacolomi, segundo ela, desprotegidos. “Se tivéssemos dois policiais permanentes entre a avenida Itajuba e na José Quintino, já iríamos coibir os assaltos”, aposta Vilfredo.

A vereadora Sandra Ronchi destacou que a ideia da carreata é oportuna – no entendimento da parlamentar, a população de Itajuba entretanto, não poderá estar sozinha, já que a mobilização deveria contar com apoio de toda a cidade. O que Itajuba conseguir de melhorias no setor será exemplo para toda a cidade. Para Sandra, todas as cidades que tomaram decisões coletivas buscando melhorias na segurança pública melhoraram seus índices no setor.

A intenção de Régis e do PP é encaminhar os resultados da carreata do dia 5 para o gabinete do deputado Silvio Dreveck, o que, segundo o PP, irá reforçar as cobranças que o deputado fará junto ao comando estadual da PM e na própria Assembleia Legislativa. Também participaram da reunião o bombeiro Idemar Trevisani e o vice-presidente do PP Edmundo Schult.


João Francisco Régis
Executiva do PP
Fone (47) 9984-0475

Norbert Anton Donau
Presidente da ACDI-Itajuba
Fone (47) 3457-6947

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região