Casan realiza teste para saber se solo foi contaminado


 Vários pontos serão analisados

 A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (EPAGRI) realizou na tarde de sexta-feira, dia 3, coleta em 12 pontos escolhidos de comum acordo com o denunciante, de material (terra) para diagnosticar se o terreno próximo a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Casan, no bairro Sertãozinho foi contaminado como alega o seu dono.
Coleta foi acompanhada
pelo dono do terreno
O resultado, que sai em 30 dias, e irá apontar se na terra há ou não contaminação decorrente do transbordamento ocorrido na Estação, no final do ano, devido as fortes chuvas que atingiram a cidade.
A acusação de que o gado estava doente por ter bebido à água que estava nas piscinas da Estação de Tratamento foi feita pelo dono do terreno no inicio do ano.

De acordo com o Coordenador do Fundo Municipal de Saneamento, Percival Teixeira, tal denúncia é inverídica, “O gado está no terreno vizinho à ETA e separado pela rodovia. Todavia, vale salientar que a enchente havida deu-se em vários locais do bairro Sertãozinho e o acumulo na área do denunciante e de seus vizinhos se deram porque as áreas estão abaixo do nível da Rodovia e sofrem alagamentos naturais”, disse.
A obstrução causada pelo aterramento do ribeirão na área fronteiriça com a BR-101 foi objeto da fiscalização da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Barra Velha (FUNDEMA), que inclusive aplicou severa multa, o que contribuiu para dificultar o escoamento da água das chuvas que se acumularam naquela área.
Dois pontos merecem destaque especial, pois foram colhidos separadamente, sendo no fundo dos valos do ribeirão - um do lado da erosão acontecida na lagoa e outro no valo do terreno do denunciante.
Como demonstram as fotos, a vegetação no terreno está sadia em toda sua extensão que sofreu a inundação no dia 1º de janeiro deste ano, bem como de todas as áreas do entorno.

A coleta do material foi acompanhada pelo Coordenador do Fundo Municipal de Saneamento, Percival Teixeira, pela Vigilância Sanitária Municipal, por funcionários da Casan, pelo dono do terreno e pela Sra. Rosangela Maria Carvalho da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural.

Fotos: Carolina Nunes de Souza

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região