Balneário Piçarras: Grupo Cantú investirá R$15 milhões no município
O Governo Municipal pretende ceder uma área as margens da BR101 que deverá abrigar onze subsidiárias do grupo. De acordo com o representante do empreendimento, Humberto Gabriel Couto, serão instaladas onze empresas que atuam nas áreas de importação e exportação, comércio e distribuição de pneus, produtos alimentícios, reciclagem de borracha, transportes e armazenagens, beneficiamento de frutas e verduras e agenciamento marítimo.
- Pretendemos iniciar a terraplenagem do terreno em aproximadamente um mês após a liberação da licença ambiental e concluir a instalação em até 24 meses – declarou Couto. Ele lembra que o projeto poderá ser alterado de acordo com as condições do mercado de atuação do grupo ou do clima durante as obras.
Município garante vantagens
O prefeito Umberto Teixeira garantiu ao empreendimento suporte ao projeto das obras de infraestrutura básica para a instalação das unidades em Balneário Piçarras. O Governo Municipal também fará a gestão de licenças junto aos órgãos estaduais de meio ambiente, e de distribuição de energia e água.
- Vamos garantir todas as condições para que este empreendimento gere mais riqueza e oportunidades para a cidade. Nossa expectativa é de obtermos retorno com o aumento do repasse do ICMS e, principalmente, com a ampliação da oferta de renda e emprego – afirma o prefeito.
Uma lei complementar será enviada à Câmara de Vereadores para autorizar a concessão de incentivos fiscais com isenção por 10 anos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), da Taxa de Licença e Localização (TLL) e dos impostos Sob Transição de Bens Imóveis (ITBI) e Sob Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Se aprovado, o dispositivo também irá isentar a Cantú da Taxa de Licença para obras e do ISS para empresas que trabalharem na instalação da planta industrial.
Desde 2009 a política de incentivo a instalação de indústrias do Governo Muicipal já garantiu a vinda para Balneário Piçarras de empresas de grande porte como a Cadence Eletrodomésticos e a Steil Roman Artefatos de Concreto. Ao todo, elas devem gerar cerca de 320 novos postos de trabalho no mercado local e abrir quase o dobro desse valor em vagas indiretas durante a fase de instalação.
Leandro Cardozo de Souza
Assessor de Imprensa - JP 004308 SC
imprensa@picarras.sc.gov.br