Estudantes da Udesc Joinville apresentam protótipo na 3ª Feira Sustentável de Santa Catarina


O Programa de Educação Tutorial (PET) do Departamento de Engenharia Elétrica da Udesc Joinville estará presente na 3ª Feira Sustentável de Santa Catarina, que abre oficilamente nesta sexta-feira (29), às 15h00, em Joinville. Durante o evento, os estudantes vão apresentar o protótipo de uma casa sustentável. A intenção dos alunos é demonstrar, de maneira simples e objetiva, a geração de energia a partir de meios limpos e renováveis, por meio de um aerogerador e de painéis solares. 

O aerogerador tem como princípio de funcionamento a transformação da energia proveniente dos ventos em energia elétrica, através de uma hélice acoplada ao eixo de um gerador. Quando o vento incide sobre a hélice a mesma gira, a energia cinética do vento está sendo transferida para a hélice. Como tal hélice está acoplada ao eixo de um gerador, o movimento da mesma cria variação do fluxo de campo magnético, gerando tensão em seus terminais.

Já os painéis fotovoltaicos transformam a energia incidente na forma de luz em energia elétrica. De maneira simplificada, quando uma dada radiação incide sobre os semicondutores que constituem o painel, ocorre o surgimento de corrente elétrica a qual alimenta, juntamente com o aerogerador, a casa.

O protótipo faz parte do projeto Ciência ao Alcance de Todos (CAT), desenvolvido pelo Grupo PET. Este e outros projetos poderão ser conhecidos no estande da Udesc Joinville que estará montado na feira.  

A 3ª Feira Sustentável de Santa Catarina apresenta uma programação diversificada, com a comercialização de produtos de agricultura familiar, espaço para debates, atividades de capacitação e atividades culturais. O evento será realizado nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho no Expocentro Edmundo Doubrawa, com entrada gratuita.

A 3ª Feira Sustentável de Santa Catarina é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Prefeitura de Joinville. A programação cultural da feira é uma organização da Fundação Cultural de Joinville (FCJ).


Legenda: Alunos João Sehn (casa sustentável) e Ronny Giesler (aerogerador)
Crédito: Jonas Porto


Assessoria de Imprensa - Udesc Joinville
Isabela Vargas
Jornalista - SC-01915-JP
Fone:(47)9196-2230 / 91292915

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região