Esclarecimentos do Fundo Municipal de Saneamento e da CASAN em Barra Velha

Foto  ilustrativa

O povo brasileiro parece estar se acostumando com a bandalheira na vida pública, e não percebe as mudanças que vêm ocorrendo e deixam de prestar à atenção ou parametrizar as ações que indicam a seriedade no trato da coisa pública.

Assim vejamos, passados 25 dias (07/10/11) que o Fundo Municipal de Saneamento e a CASAN estavam operando o Sistema de Abastecimento de Água de Barra Velha, realizou-se uma audiência pública, Foram convidados além do Secretariado Municipal e a Câmara de Vereadores, a imprensa, o CDL, os presidentes dos partidos políticos, engenheiros, arquitetos, construtoras, empresas do ramo imobiliário, associações de bairros e entidades comunitárias. Estiveram presentes: o Prefeito, vários Secretários, o Vereador Tinho, a Márcio Imóveis, ACDI Itajuba, a ASAPREV, os Presidentes: Marcelo (PMDB) e Paulo (PPS), o Conselho Municipal do Idoso, parte considerável da imprensa, alguns poucos cidadãos e nada mais.

 Naquela oportunidade foram iniciadas as obras e serviços de construção da nova lagoa de decantação, a dragagem da atual lagoa, drenagem da lagoa de acumulo de resíduos químicos, elevação de tapumes das lagoas existentes e melhorias no sistema de tratamento e de qualidade da água. Note-se aqui, não se tratou de “promessa” ou “pirotecnia propagandística”, mas de ações efetivas.

“In loco” apresentou-se um diagnóstico da real situação do Sistema constatando-se o assoreamento da lagoa de decantação em mais de 80% de sua capacidade operativa e do estado das instalações da Estação de Tratamento – vale dizer: não reunia as mínimas condições de tratamento e com certeza iríamos ter muita falta de água no verão em praticamente toda a cidade, isto foi denunciado até pela ENOPS em entrevista à rádio local.

Esta matéria foi fartamente divulgada pela imprensa local e regional. E pontualmente vêm sendo noticiadas as ações empreendidas pela gestão compartilhada, cujo desempenho é muito superior, se comparado aos das ex-operadoras (CASAN, Águas de Barra Velha e ENOPS).

Com seriedade e compromissos claros, há poucos dias atrás divulgamos o Balanço dos 60 dias de operação do sistema e do andamento das obras – pois bem, aqui, reiteraram-se, as diferenças no trato da coisa pública quando anunciamos: “nos próximos dias serão realizadas manobras no sistema para permitir a conclusão da dragagem e ocorrerão turbidez acentuadas em vários pontos da cidade”.

Ora, quem fez ou viu reformas em casa, sabe que sempre há um desconforto, um incômodo, enfim algum tipo de transtorno e por que com a CASAN, isto seria diferente? Ademais desde que a CASAN assumiu a qualidade da água melhorou sensivelmente, pois nos primeiros dias as reclamações eram diárias e constantes e só neste dias é que, com razão, voltaram.

Na tentativa de garantir água para o verão estamos, com a colaboração da ALTONA, recuperando a 2ª represa para poder iniciar os trabalhos de limpeza e recuperação da represa principal, juntamente com as empresas Multilock e Comfloresta, o que certamente evitará o desconforto da falta de água no verão.
Estes serviços deveriam ter sido executados no inverno, todavia essa não era a preocupação, nem compromisso da Administração afastada.

Estamos executando também a recuperação e limpeza dos reservatórios – inclusive um deles no Morro do Cristo, sensivelmente comprometido, pois esteve por vários meses completamente vazio e, quem é do ramo sabe que reservatórios, piscinas, não podem ficar vazios, sob pena de perda definitiva.
Aceitamos sempre a crítica, pois ela salutar e nos anima a melhorar o grau de eficiência, a buscar melhores técnicas e diferentemente de outras administrações, convidamos a todos para visitarem e acompanharem todos os nossos atos, obras e ações.

Barra Velha em 26/11/11.

Percival Teixeira                                    
Fundo Municipal de Saneamento            

Luciano Bos
Gerente da CASAN Barra Velha

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região