Irmandade do Divino Espírito Santo apresenta-se ao padre Fred


A Irmandade do Divino Espírito Santo de Barra Velha apresentou oficialmente para o pároco local seus projetos iniciais para o ano de 2012 durante reunião promovida sábado, 5 de novembro. A reunião aconteceu na casa do novo imperador e da nova imperatriz da Festa do Divino do ano que vem, respectivamente, Douglas Elias da Costa e sua mãe, Lourdes da Costa, os quais falaram da expectativa para a mais tradicional festa religiosa do município ao padre Fred Jorge Araújo da Silva, que há três meses assumiu como pároco local.

A reunião contou com a presença do coordenador geral da Irmandade do Divino Espírito Santo em Barra Velha, Pedro Jeremias Borba, o popular Pia, sua esposa Ireci, além de Maria da Graça Moura Silveira, imperatriz do ano de 2009, da cronista e professora Silvia Iapunira Moura e outros representantes das famílias Borba e Moura, que há mais de 100 anos celebram a festa no município.

Pia adiantou ao pároco detalhes dos projetos da Irmandade e do casal de imperadores para este final de ano e para o ano que vem. A intenção é divulgar ao máximo e resgatar o público dessa tradição religiosa, que soma mais de 200 anos em Barra Velha.

Segundo a Irmandade, é importante que o padre Fred se inteire da tradição. O pároco, natural de Pernambuco, disse que aos poucos passa a conhecer melhor a celebração do Divino, e prometeu apoio, valorizando o esforço das famílias que lutam para manter a tradição religiosa, originária de Portugal.

O encontro contou ainda com convidados como o ex-vice-prefeito João Francisco Régis, que integra a Irmandade e é apoiador da festa, o veterinário aposentado Valdir Gonçalves, o major Helio Cesar Putkammer, a servidora Selma Soares e o casal de imperadores deste ano, Jaime Gardini Borba e Maria Nilce Reis Borba.

João Régis observa que tanto nas visitas como nas novenas, o público da festa é muito expressivo. Mas nos dias da tradição propriamente dito, é preciso reforçar divulgação e programação, para agregar público à tradição. “Os esforços do Pia e dessa equipe toda vão nesse sentido, a cada ano dando mais evidência para a festa”, considerou.

Agradecimento ao Divino

Dona Lourdes e seu filho Douglas da Costa, os imperadores de 2012, destacaram na reunião a emoção de dar continuidade à tradição. O novo imperador comenta que a decisão de concorrer como casal imperial é um agradecimento ao Divino Espírito Santo pelos mais de 30 anos de trabalho de seu pai, Valdemar, e sua mãe, em Barra Velha, superando as adversidades.

Douglas também comentou que estuda possibilidades de divulgar a Festa do Divino para que as gerações mais jovens a conheçam. “A juventude precisa voltar a participar da tradição”, comentou. Já Pedro Jeremias destacou que novamente, a Irmandade irá solicitar apoio da Prefeitura, primeiro com o convite para a celebração na capa dos carnês do IPTU, como foi feito entre 2009 e 2010, e também na produção de um folheto específico com o histórico das festividades.

 “No ano passado, os imperadores passaram por mais de 1.700 domicílios em Barra Velha e São João do Itaperiú, levando oração, reflexão e as bênçãos do Divino”, considera Pia. “Acima de tudo, o cortejo do Divino é um trabalho de evangelização”, reforça. E para esse trabalho, segundo o coordenador, a Irmandade do Divino Espírito Santo conta com os textos e pesquisas do historiador Juliano Bernardes, maior pesquisador sobre a festa tradicional de Barra Velha.
 
Assessoria de Imprensa
Juvan Neto - Jornalista SC 01359 JP
Fone (47) 9921-4527

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região