São João do Itaperiú: Seminário sobre crédito rural reuniu mais de 400 agricultores

Seminário aconteceu no salão da igreja de Santa Cruz e contou com a presença de autoridades como o presidente Evanildo Wilbert, prefeito Valdir Correa, presidente do Legislativo Gilberto Azevedo e contabilista João Francisco Régis, entre outros.
Evanildo Wilbert, João Régis e Sebastião Mafra no seminário,
que aconteceu em Santa Cruz
Fotos: Juvan Neto
Evanildo Wilbert, presidente da Cresol, juntamente com o vice, Sebastião Mafra
Com uma participação superior a 400 produtores rurais de São João do Itaperiú, Barra Velha e região, a Cooperativa Cresol promoveu no último sábado (29 de outubro) seu 1º Seminário de Crédito Rural, na localidade de Santa Cruz, em São João do Itaperiú, ocasião em que o presidente Evanildo Wilbert detalhou as vantagens do cooperativismo e das linhas de crédito oferecidas pela cooperativa.
Evanildo Wilbert, João Régis e Sebastião Mafra no seminário, que aconteceu em Santa Cruz

O seminário, voltado aos associados e ao público geral, mostrou o que é e como funciona o sistema da Cresol, que integra mais de 80 cooperativas no Brasil, 15 delas no Estado e oito só no litoral catarinense. Evanildo, juntamente com agricultores como Agnaldo Pinheiro, Jorge Marangoni e Sebastião Mafra, apresentou as alternativas de crédito para o produtor agrícola, em especial as linhas do PRONAF, e outras 30 linhas oferecidas pela própria Cresol.

Somente na região de São João, a cooperativa conta com um total de 546 associados – 80 deles, agricultores de Barra Velha. Evanildo frisou que na Cresol, “a grande vantagem é que o agricultor é atendido por pessoas, e não por máquinas”, numa alusão às agências bancárias tradicionais. Comparativamente com os bancos tradicionais, as taxas de serviço são menores ou até isentas, e a Cresol se vale de funcionários dos próprios municípios onde está instalada, empregando os filhos dos agricultores. “No cooperativismo, o agricultor é sócio, não cliente”, destaca o presidente.

O seminário contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de São João, Gilberto Azevedo (PP), juntamente com o prefeito Valdir Correa (PP) e o vice Rovani Delmônego (PSD). Gilberto Azevedo, que é agricultor e também associado da Cresol, elogiou a mobilização dos produtores rurais. Segundo ele, dar prioridade para a agricultura familiar, evitar o êxodo rural ou priorizar as pessoas jurídicas ligadas à agricultura são positivos quando se fala na Cresol.

Já o prefeito Valdir frisou que a Prefeitura é tradicional parceira da cooperativa e ele próprio é um dos sócios-fundadores no município. A Cresol conta ainda com apoio da Secretaria de Agricultura local e da Associação de Bananicultores de São João do Itaperiú (ASBASJI).

O contabilista João Francisco Régis também marcou presença, cumprimentando agricultores de Barra Velha e São João, e na condição de profissional da contabilidade, destacou que financeiramente, integrar uma cooperativa do gênero é um bom negócio para o produtor rural.

No final, Evanildo frisou que a partir de janeiro, serão promovidas reuniões comunitárias em São João, em Barra Velha e nas demais cidades abrangidas pela Cresol de São João, também com o objetivo de detalhar as vantagens do cooperativismo e a destinação dos recursos do ano, comumente repartidos entre os agricultores.

Saiba mais

Os associados das Cooperativas Cresol são, exclusivamente, agricultores familiares. São eles os responsáveis pela gestão das cooperativas, garantindo seu controle social. Mesmo com a expansão e crescimento das cooperativas, a gestão fica nas mãos dos agricultores.

Entre as famílias associadas, 79% exploram áreas menores de 20 hectares, a maioria com relevo acidentado e solos de baixa fertilidade. São agricultores historicamente excluídos do sistema financeiro tradicional, que até então não tinham acesso ao crédito rural.

Dos associados do Sistema Cresol, mais de 60% nunca tinha tido conta corrente ou acesso a serviços como talão de cheques e cartão de crédito. Os fones da cooperativa em São João são o 3458-0399 e 9926-4980.

Evanildo Wilbert
Presidente da Cresol São João e Agricultor
Fone (47) 9926-4980 ou 3458-0399

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região