Portal Barravelhense apresenta: "Porto de Itapoá"
O Portal Barravelhense foi ver de perto o que o porto de Itapoá está trazendo de transformações para os ITAPOAENSES...
Foto: Portal Barravelhense - Porto de Itapoá |
Segundo Censo 2010: o crescimento populacional de Itapoá é o maior da região Sul e o crescimento de domicílios ocupados é o maior do Brasil. Em 2000, o número de habitantes no município era de 8.839, hoje chegou aos 14.282
Investimento de R$ 500 milhões na construção do porto dobrou o número de habitantes do município
"Um dos municípios mais pujantes do Sul do país". É desta forma que Itapoá, no Litoral Norte catarinense, foi descrita pela revista IstoÉ na reportagem "Um Brasil que não para", Na reportagem, o Porto Itapoá foi apontado como o responsável pelo rápido desenvolvimento do município, um empreendimento que vem impulsionando novos negócios, mais oportunidades de emprego e mais qualidade de vida para a população local. "Graças ao investimento de R$ 500 milhões para a construção de um porto, Itapoá mais que dobrou o número de habitantes e viu as oportunidades de negócios dispararem", revela um trecho da matéria.?
NOVAS OPORTUNIDADES?
Os diretores do Porto Itapoá, Patrício Júnior e Márcio Guiot, relataram à revista algumas das transformações do balneário. "Apenas o porto gerou num primeiro momento 500 empregos diretos, mas a cadeia industrial e de serviços pode resultar no surgimento de mais de cinco mil postos de trabalho", disse Patrício Júnior.?
Um terminal portuário moderno, eficiente e seguro. Assim é o Porto Itapoá, o mais novo empreendimento do setor no Brasil e um dos mais modernos da América Latina para a movimentação de contêineres.
Inovador, ele foi planejado e construído com mínima interferência no meio ambiente. Em sua estrutura, destaca-se uma ponte de acesso de 230 metros que faz a ligação do píer com o pátio de contêineres. Essa configuração manteve intacta e preservada a praia da Figueira do Pontal, que foi urbanizada e fica aberta à população.
A escolha do município de Itapoá para sediar o empreendimento foi motivada pela localização estratégica, na Baía da Babitonga, na divisa de dois importantes estados exportadores do Sul - Paraná e Santa Catarina - que já têm tradição em operações portuárias. Com calado natural de 16 metros, o Porto Itapoá, além da movimentação de contêineres de longo curso, atua também como um hub port, concentrando cargas de importação e exportação, permitindo redistribuir, por cabotagem, mercadorias para outros portos do Brasil e da América do Sul.
O Porto Itapoá tem capacidade instalada inicial para movimentar cerca de 300 mil contêineres/ano e foi concebido para ser referência de produtividade e segurança entre os portos brasileiros.
A movimentação de contêineres é monitorada em todas as fases da operação. O porto está equipado com 4 portêineres, 11 transtêineres e 26 terminal tractors.
Vale a pena ler de novo