FUNDO MUNICIPAL DE SANEAMENTO e CASAN fazem balanço de 60 dias de atividades.
No dia 17 último, sob a Coordenação do Gestor de Saneamento - Dr. Percival Teixeira, do Superintendente - Engo. César Cunha, do Gerente- Ecônomo Luciano Boss e do Engo. Vitor Gouveia pela CASAN realizou-se a reunião de avaliação do Plano de Trabalho do 1º Quadrimestre, sendo elaborado o balanço das obras, serviços e atividades executadas e em execução no Sistema de Abastecimento de Água de Barra Velha.
Destacando-se os seguintes tópicos:
1)Avaliação do andamento das obras de construção da nova lagoa e da dragagem da antiga lagoa de decantação, com elevação dos tapumes das lagoas e início do processo de drenagem da lagoa de acumulo de resíduos;
2)Avaliação do processo de readequação do Sistema de Tratamento implantado com instalação de 03 novos reservatórios e dos sistemas de dosagem do PAC e de controle do PH com GELCÁLCIO;
3)Inspeção no novo Laboratório e dos controles de qualidade implantados;
4)Análise e avaliação dos projetos para reforma geral da Estação de Tratamento, contemplando obras civis; das instalações: elétrica e eletromecânica e de paisagismo;
5)Fixação do dia 28/11 para início dos serviços de recuperação, pintura e roçada nos reservatórios do Sistema de Abastecimento;
6)Com a colaboração da FUNDEMA que cedeu um técnico, foi iniciado o levantamento e mapeamento hídrico do município, objetivando preservar os mananciais e elencar as medidas necessárias para ampliar e melhorar o sistema de captação, bem como a desobstrução e limpeza dos rios e riachos do atual sistema de captação;
7)Levantamento visando à limpeza, conservação, obras e serviços necessários para recuperação da Represa;
8)Revisão das instalações e reforma de 02 motores das bombas adução/captação;
9)Ligações novas executadas no período: 124;
10)Extensão da Rede de água executadas no período: 1.850m.
Outro fato a ser destacado é que em vista das dificuldades enfrentadas pela Secretaria Municipal de Obras para execução dos serviços de tapa buracos decorrentes dos serviços prestados pela antiga operadora do sistema, ficou definido - desde os primeiros dias da vigência do contrato de gestão compartilhada CASAN/Prefeitura, que esses serviços fossem executados pela CASAN, o que vem ocorrendo.
Esta reportagem, indagou sobre as reclamações dos débitos anteriores que alguns consumidores têm apresentado e também objeto de criticas de alguns vereadores. Ao nos esclarecer, foram apresentadas várias faturas de consumo emitidas pela Prefeitura e pela CASAN, onde estão listados débitos oriundos dos anos 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011, demonstrando que as cobranças não se referem exclusivamente a CASAN, mas abrangem os períodos em que o sistema foi operado pela Prefeitura/Águas de Barra Velha e pela Prefeitura/ENOPS.
Segundo Percival: “O fato notório e comprovado são de que as cobranças de débitos anteriores não podem ser creditadas exclusivamente à CASAN, mas têm sido exploradas “politicamente”, na tentativa de confundir e indispor a população com a atual Administração Municipal e a CASAN. De outro lado, por imposição legal, tanto a Prefeitura como CASAN, como entes do Estado, não podem abrir mão da receita, além do fato de que não cobrar é promover a injustiça para com aqueles cidadãos que pagam em dia suas obrigações.”
A CASAN informa que nos próximos dias, poderão ocorrer em alguns pontos da cidade que a água apresente turbidez mais acentuada, em face das manobras no sistema que serão realizadas na madrugada. Estes serviços nos reservatórios e do término da limpeza da lagoa de decantação visam preparar o sistema para a temporada de verão.
1)Avaliação do andamento das obras de construção da nova lagoa e da dragagem da antiga lagoa de decantação, com elevação dos tapumes das lagoas e início do processo de drenagem da lagoa de acumulo de resíduos;
2)Avaliação do processo de readequação do Sistema de Tratamento implantado com instalação de 03 novos reservatórios e dos sistemas de dosagem do PAC e de controle do PH com GELCÁLCIO;
3)Inspeção no novo Laboratório e dos controles de qualidade implantados;
4)Análise e avaliação dos projetos para reforma geral da Estação de Tratamento, contemplando obras civis; das instalações: elétrica e eletromecânica e de paisagismo;
5)Fixação do dia 28/11 para início dos serviços de recuperação, pintura e roçada nos reservatórios do Sistema de Abastecimento;
6)Com a colaboração da FUNDEMA que cedeu um técnico, foi iniciado o levantamento e mapeamento hídrico do município, objetivando preservar os mananciais e elencar as medidas necessárias para ampliar e melhorar o sistema de captação, bem como a desobstrução e limpeza dos rios e riachos do atual sistema de captação;
7)Levantamento visando à limpeza, conservação, obras e serviços necessários para recuperação da Represa;
8)Revisão das instalações e reforma de 02 motores das bombas adução/captação;
9)Ligações novas executadas no período: 124;
10)Extensão da Rede de água executadas no período: 1.850m.
Outro fato a ser destacado é que em vista das dificuldades enfrentadas pela Secretaria Municipal de Obras para execução dos serviços de tapa buracos decorrentes dos serviços prestados pela antiga operadora do sistema, ficou definido - desde os primeiros dias da vigência do contrato de gestão compartilhada CASAN/Prefeitura, que esses serviços fossem executados pela CASAN, o que vem ocorrendo.
Esta reportagem, indagou sobre as reclamações dos débitos anteriores que alguns consumidores têm apresentado e também objeto de criticas de alguns vereadores. Ao nos esclarecer, foram apresentadas várias faturas de consumo emitidas pela Prefeitura e pela CASAN, onde estão listados débitos oriundos dos anos 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011, demonstrando que as cobranças não se referem exclusivamente a CASAN, mas abrangem os períodos em que o sistema foi operado pela Prefeitura/Águas de Barra Velha e pela Prefeitura/ENOPS.
Segundo Percival: “O fato notório e comprovado são de que as cobranças de débitos anteriores não podem ser creditadas exclusivamente à CASAN, mas têm sido exploradas “politicamente”, na tentativa de confundir e indispor a população com a atual Administração Municipal e a CASAN. De outro lado, por imposição legal, tanto a Prefeitura como CASAN, como entes do Estado, não podem abrir mão da receita, além do fato de que não cobrar é promover a injustiça para com aqueles cidadãos que pagam em dia suas obrigações.”
A CASAN informa que nos próximos dias, poderão ocorrer em alguns pontos da cidade que a água apresente turbidez mais acentuada, em face das manobras no sistema que serão realizadas na madrugada. Estes serviços nos reservatórios e do término da limpeza da lagoa de decantação visam preparar o sistema para a temporada de verão.