"Pensando no turismo o ano inteiro", Carlos Antonio Grendene, presidente CDL Joinville


O presidente da CDL Joinville, Carlos Antonio Grendene, publicou uma mensagem no site oficial da instituição da qual preside, que deve servir de reflexão para muitos gestores do turismo na região...

Carlos Antonio Grendene: "Pensando no turismo o ano inteiro"

" Estamos vivenciando neste momento o auge da temporada de verão. Sem dúvida nenhuma, o turismo é um dos pilares da economia, movimentando todos os setores, desde comércio, hotéis e restaurantes, até serviços de táxi/van. Muitas cidades vivem exclusivamente de recepcionar turistas.

A questão é que na maioria das cidades brasileiras, o turismo é focado apenas para os meses de janeiro e fevereiro. Isso é estranho, porque turista tem o ano todo. Na realidade, o planejamento não é amplo para os demais meses do ano.

Precisamos urgentemente rever este planejamento equivocado de pensar que turismo é apenas dois meses do ano. Podemos citar um belo exemplo dos transatlânticos. No verão, estão passeando pela orla brasileira. Já no nosso inverno, seguem para a Europa onde transportam milhares de passageiros. É um grande exemplo que deve ser analisado.


Para se ter uma ideia, o Brasil recebeu em 2011 mais de 5,4 milhões de turistas estrangeiros. O Ministério do Turismo destaca que os turistas deixaram US$ 34,9 milhões na economia nacional, sendo que a metade refere-se a hospedagem e alimentação.

Temos tanto a oferecer em nossa região, como a magnífica baía Babitonga. Interessante é que o turista estrangeiro dá mais valor à Amazônia do que à região Sul. Notamos isso explicitamente.

Necessitamos fazer da baía Babitonga e de tantos outros lindos lugares uma referência para os estrangeiros. Porém, turista nenhum vai gostar de ficar 4 ou 5 horas em congestionamento na BR-280 para conhecer nossas cidades. Também temos que transformar nossa região num corredor de integração onde o turista poderá conhecer as belas paisagens, praias e festas. Por isso, temos que repensar esta estratégia se
queremos ser referência em turismo.

O turista quer sempre ver novidades. Um exemplo é que o brasileiro nunca deixou tanto dinheiro em suas viagens ao exterior. Foram US$ 21,23 bilhões de gastos com viagens internacionais, uma alta de quase 30% em relação a 2010. A explicação para isso é, sem dúvida, o aumento da renda das famílias e o câmbio favorável.

Por isso, o Brasil precisa saber explorar melhor sua vocação para o turismo, ou seja, o ano todo e não somente nos meses de janeiro e fevereiro. Rever o planejamento é necessário e isso vai permitir um crescimento ainda maior no comércio, hotelaria, gastronomia e outros
segmentos".

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região