"Pensando no turismo o ano inteiro", Carlos Antonio Grendene, presidente CDL Joinville
Carlos Antonio Grendene: "Pensando no turismo o ano inteiro"
" Estamos vivenciando neste momento o auge da temporada de verão. Sem dúvida nenhuma, o turismo é um dos pilares da economia, movimentando todos os setores, desde comércio, hotéis e restaurantes, até serviços de táxi/van. Muitas cidades vivem exclusivamente de recepcionar turistas.
A questão é que na maioria das cidades brasileiras, o turismo é focado apenas para os meses de janeiro e fevereiro. Isso é estranho, porque turista tem o ano todo. Na realidade, o planejamento não é amplo para os demais meses do ano.
Precisamos urgentemente rever este planejamento equivocado de pensar que turismo é apenas dois meses do ano. Podemos citar um belo exemplo dos transatlânticos. No verão, estão passeando pela orla brasileira. Já no nosso inverno, seguem para a Europa onde transportam milhares de passageiros. É um grande exemplo que deve ser analisado.
Para se ter uma ideia, o Brasil recebeu em 2011 mais de 5,4 milhões de turistas estrangeiros. O Ministério do Turismo destaca que os turistas deixaram US$ 34,9 milhões na economia nacional, sendo que a metade refere-se a hospedagem e alimentação.
Temos tanto a oferecer em nossa região, como a magnífica baía Babitonga. Interessante é que o turista estrangeiro dá mais valor à Amazônia do que à região Sul. Notamos isso explicitamente.
Necessitamos fazer da baía Babitonga e de tantos outros lindos lugares uma referência para os estrangeiros. Porém, turista nenhum vai gostar de ficar 4 ou 5 horas em congestionamento na BR-280 para conhecer nossas cidades. Também temos que transformar nossa região num corredor de integração onde o turista poderá conhecer as belas paisagens, praias e festas. Por isso, temos que repensar esta estratégia se
queremos ser referência em turismo.
O turista quer sempre ver novidades. Um exemplo é que o brasileiro nunca deixou tanto dinheiro em suas viagens ao exterior. Foram US$ 21,23 bilhões de gastos com viagens internacionais, uma alta de quase 30% em relação a 2010. A explicação para isso é, sem dúvida, o aumento da renda das famílias e o câmbio favorável.
Por isso, o Brasil precisa saber explorar melhor sua vocação para o turismo, ou seja, o ano todo e não somente nos meses de janeiro e fevereiro. Rever o planejamento é necessário e isso vai permitir um crescimento ainda maior no comércio, hotelaria, gastronomia e outros
segmentos".