Senador Luiz Henrique quer proibir pesquisas quinze dias antes das eleições
Indignado com os grosseiros erros do IBOPE em Santa Catarina, principalmente em Joinville, o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) anunciou da Tribuna do Plenário que apresentará Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para proibir a divulgação de pesquisas de intenção de votos quinze dias antes das eleições. Ele quer urgência na reforma política para que sua proposta vigore já a partir das eleições de 2014.
Inconformado com a atitude do Instituto “que desequilibra qualquer eleição”, Luiz Henrique disse que o IBOPE errou por 90 mil votos em Joinville, ao divulgar na véspera do 2º turno (27 de outubro) no Jornal Nacional, que Kennedy Nunes (PSD) venceria o pleito por 18 pontos percentuais: 59% a 41% de diferença entre os dois candidatos.
- No dia seguinte comemorávamos a vitória do empresário Udo Döhler, candidato do PMDB, por uma diferença de 9,30%. Há algum problema grave com as pesquisas do IBOPE nas eleições de Santa Catarina”, questionou o senador.
Embora reconhecendo a importância do IBOPE, Luiz Henrique recomendou ao Instituto que “corrija” a composição de suas equipes de pesquisadores e analistas em Santa Catarina para não prejudicar candidatos e induzir a erros grosseiros os resultados das próximas eleições.
O senador está inconformado com a justificativa da diretora do IBOPE, Márcia Cavallari, que na 2ª feira após as eleições confirmou o erro do Instituto ao informar que a pesquisa em Joinville não incluíra o resultado do debate realizado na sexta-feira entre os dois candidatos.
Contrariando o IBOPE, ele citou o monitoramento diário (tracking) comandado pelo analista Antonio Prado, que já anunciava a vitória de Udo Döhler na véspera da eleição, por 45 pontos contra 40 pontos do seu adversário. Mais grave: segundo a pesquisa, entre os 34% dos joinvilenses que assistiram o debate, 43% disseram que o candidato derrotado fora melhor.
Luiz Henrique lembrou que o Congresso Nacional regulamentou a questão em 10/5/2006, através de emenda do deputado Luciano Zica – derrubada pelo Supremo Tribunal Federal. Considerada inconstitucional, ela foi arquivada ao final da legislatura passada.
Além de Joinville, o senador citou os flagrantes erros do IBOPE nas eleições em Florianópolis e em Blumenau – onde o terceiro colocado chegou ao segundo turno e, o segundo, não. E desabafou: “foi um milagre termos ganho a eleição em Joinville. Mas, quantos a perderam por erro das pesquisas eleitorais divulgadas nos jornais e nos horários nobres do Jornal Nacional?”
Fonte: Artur Hugen