Calçada padronizada: Por que não estender esse projeto à todos os bairros em Barra Velha

O prefeito Claudemir Matias, deu o pontapé inicial a um projeto que o então vereador Fábio Brugnago, atual Secretário de Administração de Barra Velha, apresentou na Câmara de Vereadores e publicou em seu Blog Oficial no dia 29/09/2009. Projetos para Barra Velha (4º) - PADRONIZAÇÃO DE CALÇADAS

Foto Ilustrativa/Portal Barravelhense
O projeto vislumbrado pelo vereador Fábio, começou a ganhar forma nesta segunda-feira(19), dois anos depois de sua apresentação no legislativo.

Matias e Fábio terão pela frente o desafio de levar a padronização para todos bairros do município e como o Fábio mesmo descreveu em seu artigo:

A padronização das calçadas da cidade é um dos desafios da atual gestão, pois  a primeira imagem  (aquela que fica) que temos de  um município, quando o visitamos, são as seguintes:: suas belezas naturais, os projetos arquitetônicos e a organização pública (calçadas, lixeiras, limpeza, sinalização viária, etc..), como os dois primeiros pouco dependem da administração, focamos no terceiro.


Andar por calçadas regulares, bem cuidadas e seguras é desejo de todo mundo e uma prova de respeito ao próximo. Muitos acidentes com idosos, gestantes e crianças poderiam ser evitados se as calçadas estivessem em perfeito estado de conservação.


Além disso, calçadas bem arrumadas facilitam o trânsito de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Pela legislação atual o proprietário imóvel ou terreno é responsável pela construção e manutenção da sua respectiva calçada.


Para executar a padronização de calçadas, vai ser necessário especial empenho da Pefeitura , já que programas de padronização de calçadas, subsidiados pelo município, custam caro. Deste aspecto se descobre que a lei de criação do programa não pode partir do legislativo e sim do executivo, já que por determinação legal a Câmara está impedida de criar despesas para o executivo.


a fim de iniciar este trabalho o município deveria criar modelos de padronização arquitetônica a fim de  que a população escolhesse o mais apropriado, através de concurso público com ampla divulgação. A minha sugestão é utilização de Paver, que além de ser muito bonito esteticamente, é considerado ecológico, porquê sua remoção para reparos, passagem de canos, gás, etc.. não cria entulhos.


Portanto, mãos a obra meninos que o memento não poderia ser mais oportuno...

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região