Teoria do Planejamento Estratégico pode dar certo quando colocada em prática

Quem estudou ou estuda, Administração de Empresas ou Ciências Contábeis, sabe da importância do Planejamento Estratégico para o processo gerencial. Quem está na ativa no comando das decisões de entidade pública ou privada tem no P.E, um importante aliado para formulação de objetivos,  seleção de  programas de ação e suas execuções.

O planejamento estratégico visa antecipar o futuro em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado, e de que maneira deve ser executado.

Literatura recomenda

Planejamento Estratégico:
Conceitos Metodologia Práticas

ORÇAMENTO
Orçamento é o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado.

Orçamento tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operação anuais de uma empresa atravês da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais.

CRONOGRAMA
O cronograma é um instrumento de planejamento e controle semelhante a um diagrama, em que são definidas e detalhadas minuciosamente as atividades a serem executadas durante um período estimado.

Em nível gerencial, um cronograma é um artefato de controle importante para levantamento dos custos de um projeto e, a partir deste artefato, pode ser feita uma análise de viabilidade antes da aprovação final para a realização do projeto.

PLANO DE AÇÃO
O Plano de Ação é o planejamento de todas as ações necessárias para atingir um resultado desejado. É momento importante para a entidade pensar sobre a sua missão, identificando e relacionando as atividades prioritárias para o ano em exercício, tendo em vista os resultados esperados.


Para Refletir...


"Todas as teorias são legítimas e nenhuma tem importância. O que importa é o que se faz com elas." (Jorge Luis Borges)


"A teoria ajuda-nos a suportar a nossa ignorância dos fatos." (George Santayana)


"Se os fatos não se encaixam na teoria, modifique os fatos." (Albert Einstein)


"Minha teoria é a de que nossos erros são as únicas coisas originais que fazemos."
(Billy Joel)


"Existem somente dois tipos de teoria econômica: as que dão certo e as que não dão certo." (Mario Henrique Simonsen)

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região