Gestor do Fundo Municipal de Saneamento, Percival Teixeira(PPS), apresenta Plano de Ação a ser realizado pelo Fundo

Percival Teixeira(PPS), Gestor do Fundo Municipal de Saneamento em Barra Velha, está anunciando os desafios que pretende encarar frente a gestão Fundo.

Percival Teixeira, primeiro a esquerda, camisa azul
Com a palavra Percival Teixeira
- Nossa tarefa a frente do Fundo Municipal de Saneamento tem como objetivo preparar BV para o desenvolvimento econômico e social que se avizinha.

- Estamos transformando a Estação de Tratamento de Água em modelo para o nosso estado e, certamente um cartão postal para nossa cidade e forte elemento de educação e conscientização ambiental às crianças e ao povo em geral.

- A meta é arrojada, desde a ampliação dos reservatórios; preservação e recuperação de mananciais; limpeza, conservação e melhor aproveitamento dos recursos hidricos, passando por ações que visam  a eliminação das fontes poluidoras até alcançarmos a implantação e universalização do sistema público de coleta, tratamento e destinação do esgoto sanitário.

- Nos próximos dias estaremos lançando um programa visando a universalização do abastecimento de água, cuja meta é implantar 12km de rede até março/2012. Para se ter noção de grandeza: nos últimos 2,5 anos a ENOPS (antiga operadora) implantou 12 km. Enquanto a Gestão Compartilhada deverá implantar aproximadamente 14km em 08 meses.

-Hoje iniciamos a implantação do plano de ataque visando a eliminação das linguas negras em nossas praias e na lagoa central - vejam:


LÍNGUAS NEGRAS – Poluição nas praias, lagoa e rios de Barra Velha

- O Fundo Municipal de Saneamento preocupado com o estado geral dos mananciais está realizando o levantamento da bacia hidrográficas, das nascentes existentes e do estado geral dos rios e ribeirões que cortam a cidade que são a fonte natural para a captação, tratamento e abastecimento de água.

- Pelos dados levantados várias nascentes, nos últimos anos, foram aterradas e muitas precisam de cuidados e preservação, além da conservação, manutenção e limpeza dos rios e ribeirões que sofreram intervenções (desvios e obstruções) e têm recebido fortes descargas de esgoto sanitário em seu curso.

- Outra preocupação tem sido o despejo de esgoto sanitário “in natura” nas praias do Tabuleiro e Central, além da Lagoa Central – as famosas línguas negras registradas principalmente na Praia do Tabuleiro.
Sob a coordenação de Dr. Percival Teixeira do Fundo Municipal de Saneamento, da Enga. Débora Brasiliense da Vigilância Sanitária, da Sra. Maria de Lourdes Branco, Secretária do Desenvolvimento Urbano, do Engo. Orestes Rebelo da FUNDEMA, do Ecônomo Luciano Boss da CASAN e do Dr.Giovani Acosta da Luz, advogado da PMBV, nesta sexta-feira (02/12) foi elaborado o PLANO DE AÇÃO E COMBATE ÀS FONTES POLUIDORAS.

- Dentre as várias medidas a serem adotadas estão à confecção de cartilha orientativa sobre os cuidados e medidas necessárias ao efetivo tratamento de esgoto sanitário, notificação aos proprietários de imóveis para demonstrarem como está sendo tratado o esgotamento sanitário de seu imóvel e criação de uma força tarefa para exercer a efetiva fiscalização, chegando à medida extrema de lacrar a unidade poluidora e aplicação de multas.

- Nossa intenção não é multar ou lacrar, mas de avivar a conscientização da população da necessidade de preservação ambiental e de nossos maiores patrimônios: as praias, a Lagoa, os rios e ribeirões. Tratar do meio ambiente é dever e responsabilidade de todos e o Poder Público tem papel importante de zelar pela saúde pública, pelo bem comum e essencial à vida humana.


ÁGUA: TARIFA SOCIAL em BARRA VELHA

- Nos próximos dias estaremos implementando uma política transparente para concessão desse importante benefício para população de baixa renda.

- Hoje temos 80 famílias beneficiadas e, via de regra, esse instrumento sempre foi pouco divulgado e nem sempre atendeu a quem realmente se destina.

- Em nossa avaliação preliminar esse contingente pode alcançar 500 famílias e, com certeza parcela considerável dos atuais atendidos serão eliminados por não atenderem aos quesitos legais.

-Com ações dessa natureza fazemos certa justiça social, universalizamos o direito aos iguais e, eliminamos práticas nada recomendáveis.


Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região