CASAN ESCLARECE: ÁGUA SUJA nos dias 07 e 08/12 (Quarta e Quinta-feiras)

Com razão a população se manifesta sobre a qualidade da água nestes dias, todavia a verdade é sempre fundamental ao esclarecimento e entendimento das razões, tanto dos consumidores, quanto da CASAN e da imprensa de modo geral.

Em nenhum momento tanto a CASAN, quanto o Fundo Municipal de Saneamento se furtaram de suas responsabilidades, de dar satisfações dos seus atos, ações e até omissões e, a verdade dos fatos é única, a saber:

Em 07de outubro – 24 dias após assumir o sistema de tratamento e distribuição de água de Barra Velha, realizamos uma audiência, tendo como convidados todos os meios de comunicação (imprensa escrita, falada e televisiva), os Srs. Vereadores, a CDL, Engenheiros e Arquitetos, as empresas construtoras, imobiliárias e as Associações Comunitárias e de Bairros. E, nesta oportunidade se fizeram notadas muitas ausências, especialmente da impressa falada de nossa cidade.

Ali apresentamos ao vivo a real situação do sistema e iniciamos as obras fundamentais para preparar o sistema para enfrentar a temporada de verão.

É de conhecimento de todos - cidadãos, imprensa, poder público, o abandono que o sistema chegou e aqui vale consignar que grande parte deve-se as sucessivas trocas das operadoras (CASAN/Águas de Barra Velha/CASAN/ENOPS/CASAN) e não nos resta alternativa, senão intervir através de obras e reformas para devolver a confiabilidade do sistema e aprimorar a qualidade no tratamento da água.
Os problemas remontam desde o processo de captação, passando pelos reservatórios até a rede distribuidora.
Programamos e estamos realizando os serviços essenciais como a reforma da entrada de energia elétrica da ETA, que há muito tempo vinha sendo notificada pela CELESC da necessidade dessa intervenção, para o período das 04h00 às 12h00 do dia 07/12, informamos a todos os veículos de comunicação, todavia, a CELESC só veio religar e restabelecer a energia após as 14h00 e, com isso, ocorreu à falta total de água no sistema, embora tenhamos efetivadas “sangrias” no sistema é impossível conter a sujeira acumulada na tubulação em todo os pontos de distribuição o que acaba por atingir um grande número de unidades consumidoras.

Nas paradas havidas no sistema até aqui, sempre evitamos a total falta de água no sistema, algum tipo de transtorno não são totalmente inevitáveis e, nossa preocupação e atenção de que estes sejam sempre menores, mas nesse caso fatores adversos contribuíram para esse desagradável resultado.
Informamos que todas as paradas programadas já ocorreram e não há previsão da necessidade até o carnaval, exceto casos de acidentes, interrupção do fornecimento de energia ou problemas de força maior.

Percival Teixeira  
Fundo Municipal de Saneamento
                                                   
Luciano Boss
Gerente CASAN – Agência Barra Velha

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