Terno de Reis, Mensageiros da Paz de Barra Velha participa de encontro em Blumenau

Não poderiamos publicar o informativo da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Barra Velha sobre a participação do grupo de Terno de Reis, Mensageiros da Paz em evento na cidade de Blumenau, sem antes fazer um comentário construtivo:

O Dia de Reis
O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do Oriente" que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".
Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis. A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização.

O Ritual
Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto. Os integrantes do grupo da folia de reis são: mestre, contramestre, donos de conhecimentos sobre a festa, músicos e tocadores, além dos três reis magos e do palhaço, que dá o ar de animação à festa, fazendo a proteção do menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo. Além desses personagens, os foliões dão o toque especial, seguindo o cortejo. 

Pergunta que não quer calar?
- Se temos em Barra Velha um dos mais importantes grupos de Terno de Reis do Estado, por que não introduzimos o Encontro de Terno Reis ao calendário Turístico de Barra Velha. A invés de "exportar" os nossos talentos, porque não valorizá-los e mantê-los aqui?

Só para ficar registrado, em 2009, o Portal Barravelhense sugeriu ao então Secretário de Turismo de Barra Velha, Clóvis Pereira Cardoso, a inclusão deste evento: ENCONTRO REGIONAL DE TERNO DE REIS EM BARRA VELHA, no calendário de Turismo em Barra Velha. Na época  não fomos ouvidos, muito menos atendidos... 

PEDIDOS DO "BARRAVELHENSE" aos gestores da Cultura e do Turismo Local: 
- Valorização dos grupos de Terno de Reis de Barra Velha;
- Inclusão do ENCONTRO REGIONAL DE TERNO DE REIS no calendário anual de Evento em Barra Velha.

Abaixo segue informativo oficial da Prefeitura de Barra Velha
Terno de Reis, Mensageiros da Paz
 O grupo "Mensageiros da Paz", um dos "Ternos de Reis" mais tradicionais de Barra Velha , participou neste sábado, dia 14, do 9º Encontro de Terno de Reis. O evento aconteceu no salão Porta Aberta, na Cadetral de São Paulo Apóstolo, no Centro de Blumenau.
Grupo barravelhense é formado por Osmarino, Agenor,
Abelardo, Borbinha, Zé Roberto, Tide,
Maurício, Nando e Zé da Gaita 
O grupo barravelhense que é formado por Osmarino, Agenor, Abelardo, Borbinha, Zé Roberto, Tide, Maurício, Nando e Zé da Gaita, arrebatou muitos aplausos durante a sua apresentação, contagiando o grande público presente no local. 

O historiador Caca Fagundes, Diretor da Fundação Municipal da Cultura acompanhou a delegação de Barra Velha, "Os encontros e festivais que acontecem nos finais de ano em toda a região é uma forma de divulgar e preservar a tradição das cantorias de Terno de Reis", ressalta o historiador. De acordo com Caca o município de Barra Velha já pensa em sediar um encontro no próximo ano.

Assessoria de Comunicação 
Carolina Nunes de Souza
Fones (47) 3446-7700

Postagens mais visitadas deste blog

Havan inaugura a maior estátua do Brasil em Barra Velha

Finanças: Rentabilidade, Lucratividade, Prazo de Retorno e Ponto de equilíbrio

Dabarra Planagem: Serviços de terraplanagem em Barra Velha e região